• Carregando...

Apucarana - A ousadia de Apucarana, cidade de 120 mil habitantes no Norte do Paraná, em implantar o Programa de Ensino em Tempo Integral nas escolas municipais de 1.ª a 4.ª séries do ensino fundamental foi um passo pioneiro, em fevereiro de 2001, já que não havia um modelo pronto para ser seguido. Outro ponto que chama a atenção é a amplitude (funciona em 37 escolas). "Em 9 anos, comitivas do Brasil e até de outros países nos visitaram para conhecer o trabalho", diz o prefeito João Carlos de Oliveira.

O ensino integral de Apucarana oferece ensino no turno regular, a partir das 7h30, e atividades de contraturno à tarde, até as 16h30. Os professores têm capacitação periódica e material didático próprio, além de três refeições diárias. Com o programa, foi amenizada de forma drástica a mendicância infantil.

Atualmente, Apucarana investe 32% do que arrecada em educação e aposta nas parcerias para desenvolver atividades do contraturno. Hoje já são mais de 30 atividades extracurriculares, incluindo língua estrangeira, caratê, artesanato, pintura, horticultura, dança, ballet, teatro, música, oficinas de customização em peças têxteis, história da moda, matemática aplicada, laboratório de desenho e oratória, entre outros.

Desde a implantação do programa, o município também investe no aperfeiçoamento do sistema. Desde 2001, prefeitura já construiu mais de 100 novas salas de aula.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]