• Carregando...

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (10) o resultado da 2ª etapa da pré-seleção do Programa Universidade Para Todos (Prouni). Os estudantes inscritos no programa podem conferir se foram selecionados pela internet, no site http://prouni.mec.gov.br/prouni/, ou pelo telefone 0800-616161. É necessário ter em mãos o número do CPF ou da inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Foram pré-selecionados 30.859 estudantes nesta etapa. Ao todo, o programa de bolsas de estudo vai oferecer 112.416 vagas em instituições de ensino superior privadas para estudantes de baixa renda, professores da rede pública que não têm curso superior, negros e indígenas.

Do dia 24 de janeiro até 11 de fevereiro, os alunos pré-selecionados devem comparecer à instituição de ensino superior na qual foram escolhidos para comprovar as informações prestadas na ficha de inscrição. O estudante deve levar carteira de identidade própria e dos demais componentes do grupo familiar; CPF; comprovante de residência dos membros do grupo familiar e comprovante dos períodos letivos cursados em escola pública, quando for o caso.

Terceira fase

Nesta quarta-feira (12) começa a terceira etapa de inscrições do Prouni. São 16.575 vagas, 12.786 delas destinadas à política de cotas. Estão à disposição dos candidatos 6.441 bolsas integrais e 10.134 parciais, no valor de 50% da mensalidade. Nesta fase, que termina no dia 19, o MEC vai dar destaque à divulgação da política de cotas para afrodescendentes e indígenas.

Podem participar estudantes que participaram do Enem de 2002, 2003 ou 2004, cursaram o ensino médio em escola pública ou em instituição privada com bolsa integral, ou ainda professores da rede pública em exercício. O candidato à bolsa integral deve ter renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio mensal, o equivalente a R$ 390. Para bolsa parcial, é necessário comprovar renda familiar per capita mensal de até três salários mínimos, ou seja, R$ 780. Os professores não precisam comprovar renda.

Alunos que estão em qualquer semestre de um curso superior em instituição particular também podem concorrer às bolsas da terceira fase. Nesse caso, a instituição precisa ter aderido ao ProUni e ter bolsa disponível. Se selecionado, o aluno vai usufruir a bolsa apenas para completar o curso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]