• Carregando...

As funções jurídicas, fiscais e administrativas exercidas pela universidade da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) passarão a ser de responsabilidade da Associação Paranaense de Cultura (APC), que é a entidade mantenedora da instituição. O anúncio das mudanças, as primeiras em 20 anos, foi feito nesta quinta-feira pelo reitor da PUC-PR, Clemente Ivo Juliatto, e pelo presidente da APC, em entrevista coletiva. Segundo informações da reportagem da Gazeta do Povo, será criada uma superintendência na APC e algumas pró-reitorias funcionarão integradas.

Juliatto explica, segundo a reportagem, que a reestruturação é necessária para a modernização da instituição. Segundo ele, "a universidade cresceu muito nos últimos anos". A partir da janeiro de 2006, a superintendência da APC passará a ficar diretamente ligada à mantenedora, e não mais integrada à Pró-Reitoria Administrativa.

Com isso, a APC assume os serviços corporativos, dando suporte às áreas de educação, saúde e comunicação. O presidente da APC afirma que, assim, a universidade poderá concentrar seus esforços nos objetivos acadêmicos de ensino, pesquisa e extensão. "Com o processo de modernização da gestão, pretende-se alcançar a simplificação da estrutura organizacional, reduzir a burocracia e garantir o melhor uso dos recursos", disse Bortolini.

Além da criação da superintendência na APC, que terá o comando do professor Marco Antônio Barbosa Cândido, a pró-reitoria Administrativa ficará junto com a de Planejamento e a pró-reitoria de Graduação ficará integrada com a de Pós-Graduação e Pesquisa. Juliatto continua sendo o reitor, mas a vice-reitoria será assumida pelo professor João Oleynik. A pró-reitoria Comunitária e de Extensão será de responsabilidade do professor Ricardo Tescarolo.

A PUC-PR foi instituída em 14 de março de 1959, com a denominação de Universidade Católica do Paraná. O título de Pontifícia foi outorgado pelo Vaticano em 1985. A instituição nasceu da união de diversas escolas católicas de ensino superior de Curitiba. Até 74, foi vinculada à Cúria Metropolitana, depois passou a ser administrada pelos Irmãos Maristas. Atualmente, a PUC-PR conta com cerca de 25 mil alunos matriculados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]