• Carregando...
| Marcelo AndradeGazeta do Povo
| Foto:

A maior parte das universidades brasileiras nasceu ou se expandiu na segunda metade do século 20, quando a arquitetura modernista estava em alta e a demanda por um crescimento rápido não dava espaço para projetos mais complexos.

O resultado: campi repletos de prédios quadrados, com concreto pesado. Se merecem crédito no quesito inovação, essas construções raramente são lembradas pelo apelo estético. Mas há muitos bons exemplos Brasil para quem procura universidades que agradem os olhos. Confira alguns deles e dê sua opinião:

UFPR 

O prédio histórico na praça Santos Andrade (foto acima), no centro de Curitiba, não é apenas o cartão principal da Universidade Federal do Paraná, a mais antiga do país: o edifício elegante, inaugurado em 1915 e ampliado nas décadas seguintes, também ostenta o título de símbolo oficial da capital paranaense. A escolha foi feita em votação popular, em consulta feita pela prefeitura da cidade no ano de 1999.

Mackenzie 

Inaugurado em 1896 para sediar a primeira escola particular de Engenharia do Brasil, o prédio histórico do Mackenzie, em Higienópolis, na capital paulista, tem traços bem diferentes das demais universidades brasileiras. Construído com tijolos avermelhados e cercado por árvores, o edifício hoje abriga o Centro Histórico e Cultural da universidade, que cresceu ao redor do prédio antigo.

UFPA 

A maior universidade pública da Amazônia está localizada às margens do rio Guamá, em Belém. Inaugurada em 1959, a Universidade Federal do Pará tem também um amplo bosque formado por espécies nativas da Amazônia.

UNESP Jaboticabal 

O campus da Universidade Estadual Paulista na cidade de Jaboticabal existe há 53 anos. Dos 829 hectares de área, mais de 100 são ocupados por parques e 34 são de mata nativa.

LEIA TAMBÉM: Pesquisa nas universidades brasileiras cresce em quantidade e qualidade

A instituição abriga os cursos de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária. Por isso, grande parte do campus é dedicada à produção agrícola. O prédio na imagem é o da reitoria.

USP Ribeirão 

O curso de Medicina da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, funciona na sede de uma antiga fazenda, criada em 1874. O prédio principal, entretanto, só seria construído em 1942, e a Faculdade de Medicina passaria a ocupar o local 10 anos depois.

PUC SP 

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo surgiu em 1946, com a junção de faculdades católicas, mas o campus principal, no bairro paulistano de Perdizes, é mais antigo. O edifício Cardeal Motta, prédio principal do campus, foi construído no século 19 e já foi um convento carmelita.

Universidade Positivo 

Criada em 1988, a instituição tem seu campus principal no bairro Ecoville, em Curitiba. O lago artificial é o aspecto mais marcante da espaço, que também conta com jardins e é bastante arborizado.

UFF Nova Friburgo 

O campus da Universidade Federal Fluminense em Nova Friburgo é pequeno, mas tem valor histórico: o prédio serviu como residência do Barão de Duas Barras. Depois, tornou-se o Paço Municipal. A partir de 1970, passou a sediar uma faculdade particular que, por fim, foi incorporada pela UFF em 2007. Lá funcionam os cursos de Biomedicina, Fonoaudiologia e Odontologia.

UFRGS Engenharia

Conhecido como Prédio Centenário, o edifício de 2.700 metros quadrados foi inaugurado em 1900 e ganhou as dimensões atuais em 1950. A última restauração foi concluída em 2015. O prédio faz parte de um conjunto arquitetônico histórico que pertence à UFRGS e está localizado no centro de Porto Alegre.

Unifeso 

O Centro Universitário Serra dos Órgãos pode não ser muito conhecido, mas merece ser mencionado pela localização cênica de seu campus da Quinta do Paraíso.

LEIA TAMBÉM: Aos poucos, universidades públicas começam a aceitar recursos privados

Sediado em Terezópolis, na região serrana do Rio, o núcleo que aparecem na imagem abriga o curso de Veterinária. O espaço, cercado por morros e vegetação nativa, lembra em tudo uma fazenda.

UFSC

Localizado no agradável bairro de Trindade, o campus principal da instituição é bastante arborizado e, de carro, fica a menos de 10 minutos da praia.

UFAM

O campus fica encravado em uma reserva gigantesca de floresta amazônica dentro de Manaus: são mais de 600 hectares de mata nativa, uma das maiores áreas urbanas do tipo no mundo.

UFBA

Faculdade de Medicina: A Escola de Cirurgia da Bahia nasceu ainda em 1808 e tornou-se Faculdade de Medicina em 1832. Foi a primeira instituição superior de Medicina do Brasil. O prédio histórico ocupa o lugar do antigo Colégio dos Jesuítas, construído em 1553.

UFRJ

O campus da Praia Vermelha ocupa o prédio que um dia já foi o Hospício Pedro II, inaugurado em 1852. Em 1944, o edifício passou a pertencer à Universidade do Brasil, posteriormente incorporada pela UFRJ. É o único do país a ostentar o título de Palácio Universitário.

IME 

É difícil pensar em uma localização melhor: à beira da Praia Vermelha, no Rio, e aos pés do Pão de Açúcar. É aqui que os alunos da renomada escola se reúnem desde 1942.

USP Direito

Localizada ao lado do Pátio do Colégio, onde nasceu a cidade de São Paulo, a escola é mais antiga do que a própria USP: surgiu em 1827, ainda no Convento de São Francisco. O prédio atual, em estilo neocolonial, foi concluído em 1941.

UFV

A universidade mineira, sede de um dos melhores cursos de agronomia do país, tem um perfil bucólico. O prédio da foto é o edifício principal da UFV, fundada há 91 anos como uma escola rural.

UFPE

Escola de Direito: Ao lado da USP, a UFPE tem o curso mais antigo de Direito do Brasil. Inicialmente, entretanto, a escola funcionava em Olinda. A transferência para o Recife ocorreu em 1854. O prédio bem preservado é testemunha da tradição do curso.

UFRRJ

A instituição nasceu como Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, em 1910, e mudou-se para o local atual, em Seropédica, em 1948. A UFRRJ adotaria esse nome apenas em 1963. Os edifícios de linhas suaves, integrados à natureza e acompanhados por um projeto paisagístico harmônico, não têm paralelo em outras universidades brasileiras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]