i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Entrevista

Quem é Ilona Becskeházy e por que seu trabalho no Ministério da Educação incomoda tanto

  • Isabelle BaronePor Isabelle Barone
  • Brasília
  • 02/08/2020 20:19
Ilona Becskeházy, secretária de Educação Básica do MEC
Ilona Becskeházy, secretária de Educação Básica do MEC| Foto: Divulgação / MEC

A educação brasileira vai mal e não é de agora. Reverter o cenário por meio de reformas de qualidade - caminho apontado por todas as nações que prosperam -, no entanto, não é tarefa fácil. O que nos impede? Ilona Becskeházy, secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), dá a letra: reformas de qualidade incomodam grupos extremamente bem representados na sociedade - o establishment.

Em entrevista exclusiva concedida à Gazeta do Povo na última semana, a secretária indicou possíveis razões que levaram o Brasil a figurar nos últimos patamares que medem a qualidade da educação mundo afora: um currículo frágil somado a materiais didáticos inadequados, deterioração dos parâmetros técnicos e critérios de repasse para indução de qualidade. Por trás desse cenário, ela afirma que há grupos cujos interesses são alinhados a fim de impedir o progresso educacional.

Ilona também comenta sobre imbróglios herdados por gestões passadas do MEC, sobre Fundeb e educação pós-Covid-19. "O custo das reformas de qualidade é realmente alto. Minha grande pergunta é: até onde vou conseguir ir?", afirma.

Confira a entrevista:

A senhora chegou ao MEC há cerca de 90 dias, em meio à instabilidade da pasta com a troca de ministros. Como tem sido sua gestão até agora?

Ilona Becskeházy: Quando cheguei ao MEC, me disseram para ficar tranquila que a casa estava toda arrumada. A verdade, contudo, é que precisei colocar "ordem na casa". Foram 90 dias resolvendo burocracia. Nossas reuniões de equipe, até então, eram chamadas de "house keeping".

Durante esse tempo fiquei "raquetando" processo velho que estava caindo na minha cabeça. O MEC tem muita herança de coisas negociadas no apagar das luzes do governo [Michel] Temer e que ainda hoje impactam o nosso trabalho. Mas nós estamos conseguindo fazer avançar coisas paradas há anos.

Que tipo de burocracia são essas, secretária?

Ilona Becskeházy: Processos antigos, como, por exemplo, um caso ainda da época do ex-ministro Fernando Haddad [dos governos do PT], com prestação de contas que ainda não tinham sido feitas por parte de municípios. Além disso, no FNDE, há questões operacionais que dificultam nosso trabalho, mesmo com a boa vontade da nova gestão do órgão. Estamos, também, em um esforço de melhoria da qualidade do gasto para entes subnacionais, melhorando critérios de repasse. Isso tudo, obviamente, leva muito tempo, já que são necessárias novas normativas.

Alunos brasileiros figuram nos últimos lugares em rankings internacionais que medem qualidade de educação. Nossos indicadores de alfabetização permanecem lamentáveis e é preciso aprimorar políticas de formação docente. Como melhorar isso?

Ilona Becskeházy: Quando entrei no MEC deixei claro que teríamos de buscar na SEB [Secretaria de Educação Básica] um nexo causal entre o que fazemos e a "qualidade" e "equidade" da educação. Qualidade significa que o aluno brasileiro tem de aprender, no mínimo, o mesmo que seus colegas da Europa aprendem. Esse termo pode até ser questionado e chamado de "polissêmico". Mas se um aluno não aprendeu português e matemática, não podemos chamar isso de educação de qualidade. Essa é a régua para conversar comigo: concordar que qualidade mínima é o aluno aprender um mínimo. O que é o mínimo? Eu diria que é português e matemática, saber se comunicar de forma efetiva e interpretar o mundo por meio de raciocínio matemático.

Equidade, por outro lado, significa oferecer qualidade para todo mundo ou, pelo menos, de acordo com o potencial de cada um. Para um formulador de política pública, isso deveria ser o básico. E nos países desenvolvidos, normalmente é. A questão é que aqui no Brasil não é.

Precisamos retomar a capacidade de indução da qualidade, internalizar parâmetros técnicos de avaliações internacionais e aprimorar política de formação docente. Esse é o plano, mas a concretização disso tudo vai depender realmente do nível de compromisso que os atores tem ou não com isso. O problema é que, no momento em que começarmos a propor projetos que vão no sentido de reformas de qualidade, a SEB se tornará incômoda.

Por que e para quem é incômodo? Reformas de qualidade já não ocorreram no Brasil?

Ilona Becskeházy: É muito difícil fazer com que políticas educacionais avancem no sentido da qualidade e equidade no Brasil porque existe um establishment poderoso, barulhento e organizado que impede que isso aconteça. Os interesses contrários a isso são alinhados, embora não se saiba se são, literalmente, organizados. Existem dois tipos de reforma educacional possíveis: as de acesso, que aumentam gastos, matrículas e contratações e, portanto, deixam todos felizes; e as de qualidade, que requerem controle de absenteísmo, maior sacrifício por parte de alunos e professores, maior nível de cobrança e demandam um custo político muito mais alto, com benefícios se dando a longo prazo.

Reformas de acesso são palatáveis. Escolas são construídas, gestores contratam gente até não poder mais e prefeitos, governadores, sindicatos e construtores se beneficiam. As famílias também, porque colocam crianças dentro da escola sem que haja muita cobrança. Nessa toada, fica fácil entender porque existe essa percepção de que quanto mais se gasta, mais alunos vão aprender.

Por outro lado, as reformas de qualidade podem também desagradar até empregadores, principalmente aqueles que dependem de mão de obra barata e dócil. Ao tirar o foco na expansão de infraestrutura, essas reformas também podem desagradar as empreiteiras e, ao aumentar cobrança pela qualidade, podem desagradar editoras. Ainda, ao responsabilizar e aumentar cobrança, combatendo absenteísmo de professores, reformas de qualidade podem desagradar os sindicatos. Educação de alta qualidade requer um enorme sacrifício de toda a sociedade. Desde o aluno até o professor, passando por famílias e gestores.

Quando você começa a propor essas reformas e dá as coordenadas do que tem de ser feito, os atores "dão no pé". Não sabemos se eles literalmente sentam pra conversar, mas é fato que os interesses contrários são alinhados. A reforma de qualidade incomoda grupos que são extremamente barulhentos e bem representados na sociedade.

Por que a senhora saiu da Fundação Lemann?

Ilona Becskeházy: Trabalhei 15 anos na fundação. Eu já havia estudado o que era qualidade e o que dava certo ou não e, quando vinham pedir dinheiro para projetos super mal estruturados, que não tinham nexo causal com qualidade, eu negava e dizia que não daria certo, que não era um bom projeto. Minha visão de qualidade já não estava alinhada com o que o Jorge Paulo queria e, além disso, havia reclamação de que eu não validava projetos que não eram bem estruturados. Eu também passei a ser chamada de reacionária, insuportável, madre superiora e conservadora por coisas do nível mandar tocar o Hino Nacional em eventos da fundação.

E da rádio CBN, qual foi o motivo da sua saída?

Ilona Becskeházy: Minha coluna na CBN era voluntária desde 2011, eu jamais recebi nada para fazer o trabalho de análise técnica de política pública. Desde o início do governo Bolsonaro, acompanhando a atuação do secretário Carlos Nadalim na Sealf [Secretaria de Alfabetização], fiquei impressionada com a qualidade do trabalho que estava fazendo. Meus comentários positivos provavelmente desagradaram a direção da CBN.

A senhora também tem sido alvo frequente de entidades representativas, ONGs e correntes educadoras que, em geral, têm se posicionado de forma contrária às políticas apresentadas pelo MEC. Recentemente, o ministério foi criticado pelo teor do edital do PNLD infantil 2022 e pela gestão do retorno às aulas. Em sua perspectiva, por que há esse tipo de reação?

Ilona Becskeházy: O ataque, pra mim, tem zero efeito. Podem falar mal, estou acostumada. O fato é que não me criticam porque sou incompetente ou porque a política que proponho não faz sentido e é facilmente rebatível. Do contrário, o teor das argumentações é do nível "ela é parente do Gregório Duvivier".

Os grupos que se opõem de maneira agressiva a nós e a nossas políticas simplesmente não apresentam argumentações fundamentadas. Quando lançamos o PNLD infantil 2022, por exemplo, disseram que estávamos escolarizando crianças. Para além das bases científicas que corroboram com o que estamos propondo, eu os pergunto: a criança já não está sendo escolarizada porque tem que frequentar a escola todo dia? Devemos, então, soltá-las no pátio e não fazer nada? É dessa forma que concebem a educação? Eu não consigo entender esse raciocínio. Em praticamente todo o mundo uma criança dessa idade está desenvolvendo exatamente esses processos cognitivos estruturados. Sendo assim, que base tem a argumentação de que o que estamos fazendo está errado?

Não sei se quem contesta realmente quer o bem das crianças ou quer fazer valer uma pseudo teoria que só vale para um grupo restrito. Sejamos honestos. Como podemos considerar que estamos produzindo uma verdadeira ciência se o que fazemos não conversa com a ciência de fora do Brasil? Significa que alguma coisa está profundamente errada.

A senhora ajudou a construir o currículo de Sobral, município do Ceará que hoje desponta com os melhores indicadores do país em matéria de alfabetização. O modelo é reproduzível no âmbito federal?

Ilona Becskeházy: A razão de eu acreditar que dá pra fazer alguma coisa séria no Brasil, a partir do MEC, embora entre o ministério e a sala de aula existam várias camadas, é porque Sobral conseguiu bons resultados mesmo em ambiente de pobreza. É possível desenharmos políticas com essas características que possam ser propostas para estados e municípios.

No entanto, quando se fala que em um contexto de pobreza é possível ensinar todo mundo com qualidade, equidade e sem estourar a banca, isso também gera um profundo incômodo. Eu vivi isso durante o meu doutorado na USP. Por que Sobral incomoda tanto os acadêmicos de educação? Porque dá certo e gasta pouco, é a prova de que em um contexto de pobreza é possível ter educação de alta qualidade.

Essa discussão da relação entre gasto e desempenho voltou com força durante o debate a respeito do novo Fundeb. A senhora apoia o que tem sido chancelado no legislativo até agora?

Ilona Becskeházy: Não acho que, se aprovada a PEC, cometeremos um desatino. No final das contas, teremos um gasto médio por aluno um pouco mais alto. Mas, a partir de agora, teremos de saber como será a legislação infraconstitucional, saber se realmente conseguiremos colocar critérios de distribuição que priorizem municípios que mais precisem. É importante, no debate, deixar bem claro que só dinheiro não resolve e, portanto, critérios e práticas de qualidade precisam receber igualmente a mesma atenção.

Quais são as ações da Secretaria de Educação Básica (SEB) frente à volta às aulas?

Ilona Becskeházy: O Conselho Nacional de Educação (CNE) e o MEC já produziram dois pareceres sobre a Covid-19. Nós, no MEC, podemos muito pouco por uma questão institucional. Mas já adiantamos todo o dinheiro que poderia ter sido adiantado, por exemplo.

Mas o MEC não deveria ser o interlocutor do processo?

Ilona Becskeházy: É importante lembrar que o artigo 211 da Constituição Federal estabelece que o MEC deve atuar apenas de maneira supletiva, técnica e financeiramente. Além disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) já determinou que a prerrogativa de determinar abertura e fechamento de ambientes de convivência social é de prefeitos e governadores.

Qual a sua expectativa de atuação na SEB e para a educação do país a partir de agora, secretária?

Ilona Becskeházy: Eu me propus a ficar até o final do governo Bolsonaro. Mesmo com toda essa turbulência, estou segura o suficiente, por tudo que estudei ao longo da minha vida. Por outro lado, não vou dar murro em ponta de faca. É preciso saber como o próprio ministério enxerga a pasta e o tamanho do apoio ou não que teremos. Lutar por qualidade tem um custo muito alto.

E, em uma sociedade que não valoriza a qualidade da educação, é arriscado ser alguém do setor público que tenta propor reformas nesse sentido. É o que quero fazer e é o que o presidente disse que devo fazer. Ele vem repetido isso com uma enorme clareza desde sua campanha. Mas há esse grande ponto de interrogação: será que os brasileiros estão prontos para "Mais Brasil, menos Brasília"? Essa é uma incógnita.

83 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 83 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • P

    Paulo roberto costa da silva

    ± 13 dias

    Através dos meios de comunicação e de cearenses que conheço, parece que Sobral é a chave do cofre da educação básica, então a escolha de Ilona é apropriada. Tá certo que ser parente do Gregório Duvivier não é credencial, particularmente se tivesse um lixo destes como parente, mudava de nome e sairia do país, mas isso não impede que Ilona desenvolva seu trabalho com eficiência, desde que não adote como seu parente, posturas anticristãs na educação básica. Falo porque assim comecei minha educação básica, há muitos anos e não estou arrependido.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • C

      CARLOS ADEMAR PURIM

      ± 17 dias

      Pior do que saber apenas Português e Matemática é não saber nada. Sr. Renato Archer, o sehor fala em cultura, mas os alunos estão saindo das escolas sem saber ler. Como levar cultura, então?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        CARLOS ADEMAR PURIM

        ± 17 dias

        Pior do que saber apenas Português e Matemática é não saber nada. Sr. Renato Archer, o sehor fala em cultura, mas os alunos estão saindo das escolas sem saber ler. Como levar cultura, então?

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • L

          Luiz Carlos Mendes Junior

          ± 18 dias

          O pior de tudo é saber, por meio de pessoas capacitadas como a Ilona, que infelizmente a solução para termos uma educação de qualidade, que possa ser a chave para sairmos dessa mediocridade em que o Brasil se encontra, está nas mãos de alguns grupos que por interesses próprios acabam destruindo nossas chances de modificarmos uma nação, simplesmente lamentável.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • B

            Beto

            ± 18 dias

            Para se ter coragem, indispensável possuir competência e se identificar com a missão. Demonstra profundo conhecimento da carência da educação básica em nosso país. Um show de bola. O Ministério da Educação é o patinho feio de todos os governos. Passam, e não conseguem o mínimo. Não faltam palpiteiros com embrulhos de conhecimentos teóricos, poesias, não compatíveis com a realidade do país. Há uma pressão política, sem panela capaz de resistir. O fundo do poço não tem fim.O buraco está cada vez mais embaixo.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              Marco Antônio Gomes Costa

              ± 18 dias

              Por primeira vez, escrevo p um Jornal, mas não poderia, ficar mudo, frente a inteligência , capacidade e transferência da Profissional Ilona. Parabéns Gazeta.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • O

                Odair Prado de Oliveira

                ± 18 dias

                Nos meus 94 anos, jamais esperava encontrar ânimo para nossa Nação e nosso Povo. Venho, desde os meus 20 anos observando, estarrecido, o descalabro submetido à nossa instrução. Não olhavam para a Pátria, olhavam para seus interesses e fomos submergindo, a ponto de ficarmos inferiores, em Educação, não apenas aos países europeus e norte-americanos, mas, pasmem, no contexto sul americano. A instrução é básica para a nossa sociedade para mais adiante, talvez 50 ou 60 anos, podermos contar com tecnologia de ponta. Sucesso, e que fibra não lhe falte, ILONA.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • E

                  Evandro

                  ± 18 dias

                  Sempre acompanhei seus comentários analíticos na CBN e torço pelo seu ( que é nosso) sucesso como formuladora e executora de políticas públicas.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • G

                    Giovanna Chiodi

                    ± 18 dias

                    Querida Ilona, te acompanho desde do CBN Brasil, onde você me ajudou muito com dicas para educação dos meus filhos.A valorização da educação básica é primordial para o desenvolvimento do Brasil.Te agradeço pela ajuda e orientações.Que Deus te abençoe e te proteja nesta missão.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • A

                      Antônio Carlos Portela Leôncio

                      ± 19 dias

                      Seja bem vinda Ilona, confiamos no seu trabalho e o povo brasileiro apoia quem trabalha com seriedade principalmente na área da Educação ,e sabemos o que outros governos não fizeram e como deixaram a educação no Brasil,contamos com você querida, força.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • S

                        Saber é poder

                        ± 19 dias

                        Não dá para dialogar de maneira macia com essa máfia. Há décadas que a esquerdalhada faz com as crianças, nas escolas, e com os universitários, é algo criminoso. Isso tem que ser denunciado. Chega de doutrinação trofolática esquerdista nas escolas (pregando psicotrópicos, libertinagem, pessimismo, e destruição). Homeschooling imediatamente!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Fernando Antonio Remisio Figuinha

                          ± 19 dias

                          Fico feliz em saber que tem uma mulher com toda essa energia e capacidade na frente de um setor fundamental na educação das nossas crianças! Parabéns, pela visão acurada das necessidades educacionais básicas, sem viés político, social e econômico, ficando sobre nas crianças.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Ricardo Bins Di Napoli

                            ± 19 dias

                            Olá. Gostei da entrevista. Penso que seria importante convidar outras pessoas responsáveis pelo ensino médio e superior para darem seus depoimentos também. Depois o atual Ministro. Vamos saber melhor o que tem que ser feito na Educação para sairmos do buraco.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • E

                              Eden Lopes Feldman

                              ± 20 dias

                              Excelente reportagem demonstrando o que é um gestor público competente e desprovido de ambições políticas. E que defende o que pretende implementar. Mas eu tenho uma grande pergunta: Será que a grande parte socialista do congresso e os ideólogos do STF permitirão que se aplique uma reforma de verdade no sistema de ensino? Lembro que sequer a carteirinha estudantil o governo conseguiu aprovar no congresso. (Leia-se Maia). Por causa do corporativismo da UNE e dos sindicatos. Enfim, a esquerda retrógrada é o grande problema a ser enfrentado. Pois desejam a ignorância para continuar dominando. E articulam o fracasso do primeiro governo conservador eleito pelos brasileiros para retornarem.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • W

                                Wander

                                ± 20 dias

                                A Secretária foi muito elegante, polida e ponderada. Sabe que dar nome aos bois seria mexer em um espinheiro. Usou eufemismos pra dizer entre outras coisas que Paulo Freire é uma tragédia, e o sindicato dos professores pensam mais neles do que no aprendizado dos alunos.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • N

                                  Nelson Vidal Gomes

                                  ± 20 dias

                                  Fiz 61 anos de idade este ano, sou Bacharel em Direito,Pós-Graduado em Direito Processual Civil ,Licenciado em Filosofia, Psicanalista e Procurador Federal Aposentado, faço este resumo, unicamente para autorizar a minha opinião de que jamais ,repito, jamais, vi,ouvi ou li , uma análise tão séria, convincente e contundente dos problemas da Educação no Brasil como esta aqui, feita por essa eminente Educadora ILONA BECSKEHÁZY. Parabéns a este jornal e ao governo brasileiro por te-la em seus quadros,Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • F

                                    Fernando Antonio Remisio Figuinha

                                    ± 19 dias

                                    Faço minhas as suas sábias palavras!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • J

                                  jose rodorval ramalho

                                  ± 20 dias

                                  Essa sabe tudo. É do ramo. Agora, o combate as máfias que atuam no MEC é trabalho para alguns anos. Boa sorte!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Mauricio de Barros Jafar

                                    ± 20 dias

                                    Ilona é brilhante , sempre acompanhei seu comentários na CBN e era perceptível o incômodo que causavam . Deve ser mantida no MEC com o apoio de todos que desejam que a educação do Brasil saia de onde está .

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • N

                                      Niva Alice de Oliveira Barbosa Guedes

                                      ± 20 dias

                                      Precisamos também de professores preparados e engajados no processo educacional , de administração eficiente dos recursos materiais para um resultado positivo. E, principalmente, sem viés ideológico!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • C

                                        CRISTIANO ARAUJO

                                        ± 20 dias

                                        Eu sei o que ela quer dizer com fazer sacrifícios para ter qualidade. Meu filho estava estudando numa escola que não mandava tarefas para casa. Fui reclamar alegando que na escola o professor explica a matéria e deve enviar tarefas para que o aluno fixe o conhecimento adquirido. A Coordenadora pedagógica me disse que eu era conteudista e eu sempre argumentava que meu filho ficaria da hora que chegasse em casa até dormir sem fazer nada. Então, eu que acabava tendo de criar atividades para ele. A professora falou comigo que eu era o único pai que reclamava e que ela já tinha tido reclamações de outros pais porque tinha enviado tarefas antes de feriadões.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • U

                                          Ulisses

                                          ± 20 dias

                                          É empolgante ver alguém raciocinar fora do 'normal' da educação nacional... mas é preciso que se compreenda que essas reformas não se fazem num âmbito de discordância absoluta dos agentes. Os professores não sofrerão todos exoneração para que novos seres iluminados venham substiui-los... um acordo precisa ser constituído, revoluções forçadas não são o meio ideal para tornar possível ensino de qualidade... professores precisam ser treinados, apesar de odiarem esse termo, precisam ser exigidos não do modo como são hoje, mas de modo que a aprendizagem do aluno seja condição de atuação na área... de modo que pouco a pouco se vejam responsáveis tanto pelos fracassos quanto pelo sucesso...

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            Rodrigo Gomes

                                            ± 20 dias

                                            "Educação de alta qualidade requer um enorme sacrifício de toda a sociedade. Desde o aluno até o professor, passando por famílias e gestores." Perfeito, é impossível uma educação de qualidade se esses 4 fatores não agem para isso. Vejo que muito frequentemente coloca-se todo o peso da educação gestor e/ou professor, sendo que o papel da família é simplesmente ignorado. Uma educação de qualidade também é responsabilidade do pai e da mãe, e eles devem ser cobrados por isso.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • N

                                              Natan Monteiro

                                              ± 20 dias

                                              Mt boa entrevista. O que a secretária diz é simples: reformas de qualidade. A equipe do MEC tem que ter sangue nos olhos mesmo para implantar esse novo modelo, e não se deixar intimidar. Foram vários anos de "pátria educadora" e o Brasil só em último lugar nos principais índices de avaliação do ensino.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • W

                                                WALDEMAR BRAND NETO

                                                ± 20 dias

                                                Essa seria a ministra da educação ideal para o Brasil. Temos que investir na qualidade de ensino passando pela qualificação do professor resultando em alunos que saibam ler escrever e fazer contas e principalmente entender o que estão lendo.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • S

                                                  sebastião orlando machado

                                                  ± 20 dias

                                                  Se foi demitida da fundação Lemann, e recebe criticas de ONGs, é o melhor indicativo de que é a pessoa certa para a pasta. Brincadeiras a parte, me pareceu muito coerente, capacitada muito bem interada de todo o contexto do submundo da educação brasileira. Será uma batalha longa e árdua, torço muito para que consiga ao menos dar o rumo que precisa ser dado o mais breve possivel

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • M

                                                    Maurício Gomes Vieira

                                                    ± 20 dias

                                                    Vai ter que enfrentar muita gente que quer só molezinha e mais dinheiro do Estado! Espero que consiga...

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • R

                                                      Raquel Utz

                                                      ± 20 dias

                                                      Esta profissional é séria, competente e comprometida com educação de qualidade. Ler esta entrevista melhorou o meu dia. Precisamos apoiar estas iniciativas. Parabéns Gazeta .

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • R

                                                        Renato archer

                                                        ± 20 dias

                                                        Gosto de ver pessoas se preocupando com educação mas falta algo . Acho que não adianta muito só saber português e matemática. Sem cultura, sem leitura, vão continuar elegendo o Ciro e aí não há nada que dê jeito

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        1 Respostas
                                                        • J

                                                          JESIEL

                                                          ± 15 dias

                                                          Isso é um longo caminho. A esperança é colher os frutos no futuro

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • R

                                                        Renato archer

                                                        ± 20 dias

                                                        Ilona porque vc acha que o nivel de educacão de Sobral nao conduziu a cidade a um nível de IDH compativel ? ou seja é a nr1 em educacao no Brasil mas nao esta entre as 100 melhores cidades em IDH - o que no final éo que realmente importa não?

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • A

                                                          ANTONIO

                                                          ± 20 dias

                                                          Ilona é a prova que o weintraub não fez por ra nenhuma enquanto era ministro, como também o atual. Porque não é ela a ministra?

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • A

                                                            Antonio Carlos Hoff

                                                            ± 20 dias

                                                            A turma do contra e dos políticos que torcem pela manutenção da miséria se assustam quando alguém fala em qualidade, mérito e empreendedorismo na educação. É muito simples entender o porque. Eles perdem com isso a massa de manobra que sustenta a sua zona de conforto e sua area de ativismo ideológico. São piores que uma praga de gafanhoto.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • S

                                                              SILVIO MACIEL ROCHA

                                                              ± 20 dias

                                                              Boa sorte! Você ira precisar. Mexer na área mais aparelhado do estado brasileiro não é tarefa simples.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • D

                                                                Dissenha

                                                                ± 20 dias

                                                                Excelente.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • F

                                                                  Frank de Luca

                                                                  ± 20 dias

                                                                  Fantástico seu trabalho. Quando incomoda o "establishment" e confirmation do seu valor. Obrigado

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • M

                                                                    Murilo Menin Flores

                                                                    ± 20 dias

                                                                    Excelente!

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • S

                                                                      SERGIO MOURA

                                                                      ± 20 dias

                                                                      Cara Ilona, isso mesmo, os alunos têm de aprender, o que não acontece com boa parte deles. Então, a base do plano de educação é fazer o aluno querer aprender, não é o professor ensinar, sem tirar a importência disso. A baixa nota média do Ideb, a alta evasão, a baixa matrícula líquida, a alta analfabetização funcional e a vergonhosa nota do Pisa mostram que os alunos não querem aprender. Que tal um prêmio significativo em dinheiro para alunos, seus pais e professores, que se distinguirem no aprendizado?

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      1 Respostas
                                                                      • R

                                                                        Rubens Farias

                                                                        ± 20 dias

                                                                        Que ridículo . Os alunos têm que ser conscientizados que instrução é para a vida toda, que é para eles progredirem, o que você sugere tem nome, adestramento, você fa,o que eu quero e te dou uma recompensa.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                    • L

                                                                      Luiz

                                                                      ± 20 dias

                                                                      Fico atordoado quando uma pessoa de alto nível e de alto conhecimento como a Ilona, lá dentro do ministério, diz que forças muito poderosas trabalham contra ... quem seriam estas forças, internas e externas, que não querem que o Brasil se torne uma grande potência ?

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      2 Respostas
                                                                      • R

                                                                        Rubens Farias

                                                                        ± 20 dias

                                                                        Resposta: POLÍTICOS de todas as vertentes, esquerda, direita.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                      • A

                                                                        Afonso Celso Frega Beraldi

                                                                        ± 20 dias

                                                                        Uma sugestao: pergunte aos iluminados sindicalistas da afamada ANDES. Eles vão lhe dizer que forças ocultas freiam a educação do Brasil, mas nunca dirão quem são as forças ocultas. Eles que nao venham com a historia que interesses capitalistas americanos sao os responsaveis, pois TODOS os países da Ásia conseguem resultados excepcionais na educação. O problema do Brasil, chama-se PROFESSOR COMUNISTA

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                    • P

                                                                      Paulo Roberto Perelli

                                                                      ± 20 dias

                                                                      Que a Ilona consiga colocar em prática, suas idéias e convicções, para dar um novo rumo a educação básica no Brasil. Precisamos urgente mudar os conceitos de educação que temos nos dias de hoje.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • M

                                                                        Marcos Aurélio da Rocha

                                                                        ± 20 dias

                                                                        Qie o bom Deus abençoe o MEC.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • F

                                                                          Freitas

                                                                          ± 20 dias

                                                                          Torcendo para que dê tudo certo, Vamos aguardar mais alguns meses.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • E

                                                                            ERONIDES JOAQUIM DE LIMA JUNIOR

                                                                            ± 20 dias

                                                                            Espero que sobreviva às pressões e jogo sujo do establishment. Sou um mero professor da educação básica, sei que não preocupação efetiva com qualidade e, quem se propõe a isso é perseguido.

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • J

                                                                              JOAO OLIVEIRA DE SOUZA

                                                                              ± 20 dias

                                                                              Ilona, seja firme em suas convicçoes, nao se deixe abater por essas pessoas que nada fazem, ou nao entendem de educaçao!

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              • H

                                                                                Harrison

                                                                                ± 20 dias

                                                                                Impressionante as informações e os conhecimentos que a Sra. Ilona nos apresentou. Parabéns e muita força nesse vosso labutar.

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                • C

                                                                                  Carmo Augusto Vicentini

                                                                                  ± 20 dias

                                                                                  Mulher porreta! Sabe tudo! Plena noção do que tem que ser feito e de todas as dificuldades e riscos agregados. E ainda por cima corajosa!

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                  • P

                                                                                    Paulo Eugênio Anunciação

                                                                                    ± 20 dias

                                                                                    Um dos problemas contra uma ‘Educação de Qualidade’ é ‘lobby dos barões do ensino’; que se aproveitam da miséria nacional para ganhar dinheiro. Mercantilização do ensino, é a única coisa que interessa a esses ‘barões do ensino’. Não querem ouvir falar, não sabem e nem conhecem o que é uma ‘Educação de Qualidade de País Desenvolvido’. Para eles, ensino de qualidade se resume nas informações transmitidas pelas apostilas (que eles chamam de livros). Infelizmente, para desgraça geral da Nação Brasileira, o ‘lobby dos barões do ensino’ é muito poderoso em Brasília.

                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                    • A

                                                                                      Ary Moro

                                                                                      ± 20 dias

                                                                                      PARABÉNS SECRETÁRIA E BOA SORTE NESSE COVIL DE ESQUERDOPATAS.

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                      • A

                                                                                        Austríaco-PR

                                                                                        ± 20 dias

                                                                                        Parabéns gazeta pela entrevista. Duvido que outro presidente tivesse colocado Ilona e Nadalin em seus governos, Parecem-me as duas pessoas com a mais nobre e importantes missões do governo.

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                        • T

                                                                                          Teodoro Jacob Winkler

                                                                                          ± 20 dias

                                                                                          Tiraram o Melhor (Weitraub) e colocaram a raposa (ex-Leman) para cuidar do galinheiro.

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                          4 Respostas
                                                                                          • A

                                                                                            ANTONIO

                                                                                            ± 20 dias

                                                                                            Alguém defende o weintraub? Não acredito.

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                          • A

                                                                                            ANTONIO

                                                                                            ± 20 dias

                                                                                            Alguém defende o weintraub? Não acredito.

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                          • F

                                                                                            Fabio T.

                                                                                            ± 20 dias

                                                                                            Fernanda: esse é um exemplo claro da falta de qualidade na nossa educação... preguiça de ler

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                          • F

                                                                                            Fernanda

                                                                                            ± 20 dias

                                                                                            acho que vc nao leu a parte que ela falou da leman, le de novo amigo.

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                        • G

                                                                                          Guajuvira

                                                                                          ± 20 dias

                                                                                          Excelente matéria. Obrigado Gazeta por trazer este tipo de informação para nós. Fico extremanete lisongeado ao saber que aos poucos, pessoas de boa índole estão tomando as rédeas da situação. Força, secretária!

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                          • W

                                                                                            Walter

                                                                                            ± 20 dias

                                                                                            A denúncia é gravíssima. Manter milhares de jovens às margens do conhecimento básico consegue ser muito mais perverso do que qualquer pandemia. São "mortos vivos" tentando sobreviver em uma sociedade cada vez mais desigual. Tocar nessa "ferida" já se torna um ato de coragem (entrevistada e GP). Teremos eleições em breve, excelente momento para cobrar de nossos representantes um posicionamento a respeito. É hora de "virar a mesa"!

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                            • A

                                                                                              Allan Jose Alves

                                                                                              ± 20 dias

                                                                                              Gazeta este é tipo de matéria que mantem este seu assinante. Parabéns !!!!! Força Ilona Becskeházy todo o povo de bem esta com você.

                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                              • L

                                                                                                Luís Fernando

                                                                                                ± 20 dias

                                                                                                Parabéns pela entrevista e conceitos nela expressos. Desejo-lhe muita força para vencer o “establishment“. Os interesses financeiros e políticos para não permitir o avanço do conhecimento entre as faixas mais necessitadas da nossa sociedade é imenso e existe desde sempre. Afinal, se o povo é ignorante e desprovido das ferramentas mais simples para o entendimento da realidade, é mais fácil de ser manipulado. O Maranhão é um exemplo típico de que a ignorância é uma ferramenta muito útil aos que querem o poder.

                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                • D

                                                                                                  DENISSON HONORIO DA SILVA

                                                                                                  ± 20 dias

                                                                                                  O que nos impressiona é que são temas que poucos orgãos de imprensa aborda, através dessa perspectiva. Apenas se dizia sobre falta de recursos. Mas a nobre secretária colocou o dedo na ferida. Com todas as letras, haverá muita dor para mudarmos o rumo. Como ela também frizou, empreiteiras, sindicatos, alunos, pais, gestores deixariam a zona de conforto. Sem falar, aquele setor ideológico que abraçou um método desprezivel para impor seu ponto de vista. Ela, a secretária, foi polida em abordar esse tema espinhoso. Como Sobral, em uma região pobre do pais despontou com esses índices? Por que o povo cearense sempre abraçou a causa educacional, fugiu dessas platitudes faceis.

                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                  • W

                                                                                                    Wendell

                                                                                                    ± 20 dias

                                                                                                    Perfeito, votei pra isso acontecer...

                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                    • H

                                                                                                      Hamilton Lima Wagner

                                                                                                      ± 20 dias

                                                                                                      Muito boa a ideia e postura da Secretária. Que realmente consiga implementar. Apoio o conteúdo proposto integralmente e vai na linha em que tenho defendido também. Sem qualidade de educação e capacidade de reflexão a sociedade se torna massa de manobra.

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                      • A

                                                                                                        Alcir Carlos Sereni

                                                                                                        ± 20 dias

                                                                                                        Quando chegou a família real no Brasil havia 80% de analfabetos, hoje, 2020, se somar os semi analfabetos com os analfabetos, tem o mesmo número. Tem mandar os adeptos do Paulo Freira para ***.

                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                        • N

                                                                                                          Nm

                                                                                                          ± 20 dias

                                                                                                          Ótimo. pelo menos temos gente que pensa em mudar as coisas implantadas nos últimos 30 anos. Temos que remover da educação entidades tipo APP SINDICATO que sempre é contra tudo e contra todos.

                                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                                          • A

                                                                                                            Adriano

                                                                                                            ± 20 dias

                                                                                                            Excelente, Ilona. Resta saber se Bolsonaro fará a parte dele de manter as promessas de campanha, de lutar contra o que está estabelecido e não funciona, ou vai se vender. O tempo dirá.

                                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                                            • S

                                                                                                              Sr. Walker

                                                                                                              ± 20 dias

                                                                                                              *Falou muito bem a Secretária.

                                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                                              • S

                                                                                                                Sr. Walker

                                                                                                                ± 20 dias

                                                                                                                Falou muito a Secretária. Deve fazer mais de quarenta anos que é proibido escolas públicas reprovarem alunos de 1 e 2 graus. Os motivos são muitos. O resultado é um só: milhões de jovens sem a mínima condição de entender e de enfrentar esse mundo em que vivemos.

                                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                                • R

                                                                                                                  Richard Robspierre Pedro de Albuquerque

                                                                                                                  ± 20 dias

                                                                                                                  Excelente entrevista. Fica clara a razão da luta pela educação. Parabéns para a Gazeta.

                                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                                  • H

                                                                                                                    Hélio

                                                                                                                    ± 20 dias

                                                                                                                    Mais claro é impossível. E temos no país mais educadores com a competência de Ilona Becskeházy. Infelizmente no Brasil, qualquer reforma que queira fazer levante-se ameaçador o gigante do "espirit corpus". O pessimismo é ruim e algo que devemos evitar, mas no caso da educação, mais uma vez Olavo tem razão: precisamos de algumas décadas, desde que a esquerdalha não volte ao poder.

                                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                                    • P

                                                                                                                      PT NUNCA MAIS

                                                                                                                      ± 20 dias

                                                                                                                      Excelentes ideias!!

                                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                                      • M

                                                                                                                        Marcos Mattoso

                                                                                                                        ± 20 dias

                                                                                                                        Se uma pessoa com essa visão e competência foi chamada para a equipe durante a administração do Weintraub é porque ele não era tão ruim como dizem, não é verdade?

                                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                                        • L

                                                                                                                          LABr

                                                                                                                          ± 20 dias

                                                                                                                          E lamentável que a educação no governo atual esteja sofrendo os desgastes de ministros incompetentes, atrapalhados e alheios aos seus principais problemas. Já não creio mas em qualquer melhoria nos nossos índices educacionais. Velez e Weintraub só serviram para amplificar o discurso da turma do gargarejo que sobrevive da ignorância que é o caminho mais curto para a doutrinação vitimista. Essa turma acha que é só colocar mais recurso que a educação melhora. Melhora, sim, a vida dos corruptos. Dra. Ilona, torci muito para que fosse escolhida Ministra. Vamos ver o Dr. Milton, agora.

                                                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                                                          • M

                                                                                                                            Marcelo Faria

                                                                                                                            ± 20 dias

                                                                                                                            Também trabalho na educação há mais de 20 anos, mas educação superior. Eu sei o tamanho do problema pelo nível dos alunos De preparação dos alunos que recebo. A maioria está interessada no diploma e não no conhecimento, mesmo que você alerte que o mercado vai avaliar o conhecimento nas entrevistas e testes de seleção. As instituições, por sua vez, visam a receita das mensalidades. Você é orientado/cobrado com base no índice de reprovação e o índice de evasão. Medidas como “aliviar” nos mecanismos de aferição do conhecimento são adotadas para evitar reprovação e possível evasão. Portanto, o problema permeia todo o processo. Lamentável.

                                                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                                                            • P

                                                                                                                              Paulo Henrique

                                                                                                                              ± 20 dias

                                                                                                                              Que notícia maravilhosa! Finalmente a Educação no Brasil está entrando nos eixos! Uma luz para o futuro. É preciso, porém, vigiar diuturnamente as hienas e os abutres que querem a manutenção do atraso. Parabéns Secretária!

                                                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                                                              • H

                                                                                                                                Helio Luis Boçoen

                                                                                                                                ± 20 dias

                                                                                                                                Fiquei feliz quando soube de sua ida ao ministério. Força em seus ideais. A educação do Brasil precisa de pessoas interessadas na verdadeira educação. Parabéns e, força nas bençãos de Deus.

                                                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                • D

                                                                                                                                  Denis

                                                                                                                                  ± 20 dias

                                                                                                                                  Parabéns Secretária! Sucesso e prosperidade no seu caminho, e, por via de consequência, no caminho das nossas crianças!

                                                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                  • H

                                                                                                                                    Humberto B

                                                                                                                                    ± 20 dias

                                                                                                                                    Boa sorte . Mas deviam mudar o nome. Educação por Instrução.

                                                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                    • R

                                                                                                                                      Roberto Garcia

                                                                                                                                      ± 20 dias

                                                                                                                                      Muito coerente. Parece o óbvio.

                                                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                      • L

                                                                                                                                        Lilian franca de vasconcelos

                                                                                                                                        ± 20 dias

                                                                                                                                        Excelente colocação secretaria.

                                                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                        • A

                                                                                                                                          Ana Luiza

                                                                                                                                          ± 20 dias

                                                                                                                                          Nós fingimos que a escola ensina e a escola finge que oferece educação.

                                                                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                          • E

                                                                                                                                            Elionard Teixeira Jales

                                                                                                                                            ± 20 dias

                                                                                                                                            Parabéns Secretária!

                                                                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                            Fim dos comentários.