• Carregando...
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.| Foto: Isac Nóbrega/PR

Durante coletiva de imprensa na noite desta segunda-feira (6), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que a medida adotada por algumas faculdades de medicina de suspender aulas para o 5º e o 6º ano está equivocada.

"Quem parou aula e mandou aluno para casa está errado. Vamos ter um pouco mais de maturidade, estamos falando de gente que tem como missão salvar vidas", disse. "Faculdades de medicina que abriram suas portas, que cobram mensalidades tão caras, o quinto e o sexto ano de medicina têm que estar dentro do hospital. O sexto ano é no internato".

O Ministério da Educação (MEC) tem reforçado a chamada aos estudantes de medicina para que retornem às atividades. Ainda na segunda-feira, a pasta publicou a portaria 374/2020, autorizando alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia a colar grau antecipadamente, para atuar no combate ao coronavírus. O MEC dará ainda um bônus de 10% em prova de residência a médicos que se formarem nos moldes da portaria.

Muitas das universidades que decidiram continuar com atividades atuam no combate à Covid-19 realizando, por exemplo, testes da doença, de forma a facilitar o trabalho de médicos e "desafogar" hospitais do país.

USP, Unicamp, UnB, UFRGS, Unisc, UFMG, UFV, UFVJM e UFBA, estão fazendo exames.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]