i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Gráfico

Ranking Ideb por estados: confira evolução do ensino médio

  • PorGazeta do Povo
  • 16/09/2020 12:27
Ranking Ideb por estados 2019
Ranking Ideb: Goiás e Espírito Santo foram os estados com os melhores índices para o ensino médio estadual.| Foto:

Confira o ranking Ideb 2019: o resultado anual do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostrou que o ensino médio público brasileiro teve a maior alta no desde que a avaliação começou a ser feita com a atual metodologia, em 2005.

Na etapa intermediária de ensino, do 5º ao 9º ano, estes estados ocupam do primeiro ao quarto lugar do ranking geral, sem considerar se bateram ou não a meta: São Paulo, Ceará, Goiás e Paraná.

Confira o gráfico com Ranking Ideb por estados

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (15) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). De 2017 a 2019, as escolas de ensino médio estaduais tiveram um salto de 0,4 ponto no índice – de 3,5 para 3,9.

O Ideb leva em conta dois fatores: uma avaliação dos alunos nas disciplinas de português e matemática e a taxa de aprovação dos alunos informada pelas escolas.

Goiás e Espírito Santo foram os estados com os melhores índices para o ensino médio estadual: 4,7 e 4,6, respectivamente. O Paraná foi o que teve o maior crescimento, de 0,7 ponto, passando de 3,7 para 4,4.

As regiões sul e sudeste do país foram as que tiveram o aumento médio mais significativo em relação ao Ideb 2017, com 0,5 ponto. Enquanto o aumento em todas as outras regiões foi de ao menos 0,4 ponto em relação ao último Ideb, o da região norte foi de apenas 0,2.

Para os anos iniciais do fundamental, que vão do 1º ao 5º ano, a rede estadual do Paraná é a melhor do Brasil, superando inclusive a rede privada de nove estados. A rede privada do Rio de Janeiro teve a mesma pontuação no Ideb que a rede estadual do Paraná nesse quesito: 6,8.

1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • B

    Bruno

    ± 17 minutos

    Agradeçam ao Weintraub

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso