• Carregando...
 | Henry Milleo/Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Vinte redes estaduais, das 27 unidades da federação, tiveram desempenho melhor no Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) de 2015 no ensino médio em relação à avaliação anterior. No Paraná, isso se deve ao desempenho dos alunos da rede estadual. O Ideb passou de 3,4 em 2013 para 3,6. Na rede privada, porém, houve queda, de 5,7 para 5,5. Em outros 12 estados a nota nos estabelecimentos pagos também caiu.

Veja os números do Paraná e dos outros estados

Artigo: Ideb é igual a qualidade? Ou apenas uma cortina de fumaça?

No geral, a nota do Paraná ficou em 3,9, para uma meta de 4,5 em 2015 no ensino médio. Na rede privada, a meta era de 6,5 e, na estadual, de 4,2. No ranking nacional, o estado aparece na quinta colocação.

Na rede privada, apenas um estado cumpre meta do Ideb para o ensino médio

Leia a matéria completa

O estado de São Paulo subiu em 2015 e alcançou a maior média do Ideb no ensino médio, com 4,2. Apesar disso, a rede ainda fica abaixo da sua meta no indicador, que é de 4,5. Pernambuco aparece com o segundo melhor Ideb do país no ensino médio, com 4,0. Além disso, conseguiu ultrapassar sua meta (que é de 3,9).

O Amazonas subiu de 3,2 para 3,7 no ensino médio, com o 9º melhor Ideb do país. Também bateu a meta, que era de 3,3.

No Ideb de 2013, apenas nove estados haviam conseguido subir no Ideb. Ainda sim, cinco estados estavam dentro das metas. Os cinco estados que tiveram queda no Ideb em 2015 são: Minas Gerais, Santa Catarina, Rondônia, Rio Grande do Sul e Sergipe. Goiás e Rio de Janeiro ficaram estagnados, com 3,8 e 3,6, respectivamente.

Sergipe é a rede estadual com menor Ideb na etapa, e ainda caiu. Passou de 2,8 para 2,6. Alagoas subiu de 2,6 pra 2,8, mas aparece na antepenúltima posição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]