• Carregando...
Candidatos foram recepcionados com  palmas no Centro Politécnico da UFPR. | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Candidatos foram recepcionados com palmas no Centro Politécnico da UFPR.| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

O segundo dia de provas da segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizado nesta segunda-feira (7), teve 5,30% de ausentes (457 candidatos), do total de 8.622 estudantes que foram convocados. No primeiro dia, no domingo (6), a abstenção foi de 4,28%. Para comemorar a aprovação no processo seletivo, os candidatos terão de aguardar até o dia 15 de janeiro, quando os nomes dos próximos calouros serão divulgados pelo Núcleo de Concursos da instituição.

Mais uma chance

Os candidatos que não passarem no vestibular da UFPR terão mais uma chance de entrar na universidade: pelo Sisu, sistema do governo federal que seleciona candidatos a vagas em universidades federais com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção será em janeiro de 2016.

Nesta segunda, os portões foram fechados às 13h30 e os exames começaram às 14 horas. Candidato a uma das 116 vagas do curso de Engenharia Civil, Fabiano Avelino de Souza, de 40 anos, chegou cerca de 1 minuto atrasado e foi barrado. Ele responderia a questões discursivas de Matemática e Física. Fabiano diz que a organização do concurso interditou as vagas de estacionamento localizadas na frente do prédio onde ele faria as provas, no Centro Politécnico da UFPR. Com dificuldades para estacionar o carro, ele acabou se atrasando. “Ontem eu consegui estacionar em frente ao bloco onde fiz as provas. Mas hoje eles bloquearam a entrada de carros com cavaletes. Saí correndo e fui procurar vagas em outro bloco. Quando voltei, fecharam a porta na minha cara”, reclamou.

Paranaense

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, informou que cerca 80% dos estudantes que participaram da segunda fase são do Paraná. Segundo ele, o dado comprova que um processo seletivo próprio facilita o acesso da população local à universidade e garante que 70% das vagas estejam mais acessíveis aos paranaenses. Os outros 30% são destinados ao Sisu.

Inconformado, ele conta que na primeira fase do vestibular havia tirado a nota mais alta entre os candidatos com os quais compete (cotistas sociais com baixa renda familiar).

Terceira fase

Para os cursos de Estatística, Matemática e Matemática Industrial, o processo seletivo ainda terá uma terceira fase, com duas disciplinas específicas a serem cursadas durante o primeiro semestre letivo. Os estudantes que obtiverem as notas exigidas poderão continuar na graduação. Segundo a UFPR, o Núcleo de Concursos divulgará, até 15 dias antes do início do semestre, um edital específico com os programas e as normas do chamado “processo seletivo estendido”.

Redação exigiu menos opinião e mais compreensão

A prova de Compreensão e Produção de Textos, aplicada no domingo (6), exigiu menos opinião e argumentação dos alunos e mais capacidade de desenvolvimento de diferentes técnicas de redação, afirma o professor Marlus Geronasso, coordenador do programa Eureka. Os candidatos precisaram elaborar cinco textos curtos de diferentes gêneros: análise de charge, texto opinativo, descrição de infográfico, transposição do discurso direto para o indireto e resumo. Apenas nos dois primeiros o aluno era convidado a se posicionar sobre o tema exposto a partir de argumentos próprios. “Já houve provas que exigiram mais a voz do aluno. Esta estava mais para a terceira pessoa”, avalia o professor.

Na avaliação de Bertila Pizatto Souza, psicóloga e professora de Produção de Texto do Curso Positivo, não houve surpresas em relação aos gêneros solicitados. A professora considera que a prova cobrou temas familiares aos alunos, que não exigiam um repertório amplo baseado na leitura de jornais. (M.C)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]