• Carregando...

A concorrência entre candidatos cotistas será menor no vestibular 2006 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) neste segundo ano em que o sistema é utilizado pela instituição. Em contrapartida, o número de candidatos que utilizarão o resultado da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cresceu em mais da metade em comparação com o concurso de 2005.

Ao todo, o vestibular da UFPR terá 45.662 candidatos, 2,09% a mais que no processo seletivo do ano passado. O resultado é referente àqueles que pagaram as inscrições ou que pediram isenção do pagamento da taxa. O balanço foi divulgado pelo reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior, no início da tarde desta segunda-feira.

O número de inscritos para as vagas destinadas a negros caiu em 24,21%, totalizando 1.796 candidatos. Para as vagas reservadas a estudantes de escolas públicas a queda um pouco menor, de 20,42%, com um total de 10.978 inscritos. Os cotistas representam 28% do total de inscritos ao vestibular.

Na opinião do reitor Carlos Moreira Júnior, para este ano as pessoas têm melhor idéia quanto à rigidez dos critérios. "Nas cotas sociais, muitas achavam que como estudaram com bolsa em escola particular podiam entrar no processo. Nas cotas raciais, elas entendiam que bastava ser descendente de negro, mesmo sendo louro de olho azul", explica Moreira Júnior.

Sobre a redução de inscrições dos estudantes de escolas públicas, o reitor disse que a explicação fica por conta das mudanças anunciadas para este concurso. "No vestibular do ano passado, permitia-se que o candidato tivesse estudado um ano em escola privada. Para 2005, o candidato não poderá ter estudado nenhum ano em escola particular".

Um terceiro fator, envolvendo os dois tipos de cotas, seria a confusão que os candidatos fazem com relação à porcentagem destinada a cada uma delas. "Eles acham, ao se inscrever, que estarão concorrendo somente com os 20% e esquecem do restante, que é a concorrência geral", avalia o reitor.

Neste um ano de destinação de 40% das vagas para cotistas, Moreira Júnior considera que a medida foi bem aplicada. "A aceitação foi muito grande e mudou a face de alguns cursos. Num curso concorrido como o de Medicina não se via aluno negro ou de escola pública. Foi muito positivo", comemora.

Esse mesmo sistema que alegra, também gerou muita dor de cabeça nas dependências da UFPR. A instituição enfrentou 75 processos na Justiça referentes às cotas. "Foi uma experiência não muito fácil, mas ganhamos todos no Tribunal Regional Federal (4ª região em Porto Alegre). A universidade espera que as pessoas aceitem melhor o sistema de cotas para que cumpra seu papel na formação da sociedade brasileira", conclui Moreira Júnior.

Enem

O vestibular 2006 da UFPR terá 20.131 candidatos que utilizarão o resultado na prova do Enem. O resultado representa um aumento de 58, 28%. No último concurso, 12.718 candidatos se inscreveram com esta intenção. O crescimento, conforme Moreira Júnior, se explica pela importância no critério de desempate. "A nota do Enem é o primeiro item utilizado. As pessoas estão sendo adequadamente informadas e optando por usar essa nota", afirma.

Concorrência

Os cursos mais e menos concorridos da UFPR se mantiveram. Os candidatos à vaga de Publicidade e Propaganda, o mais procurado, enfrentarão uma concorrência de 30,87 candidatos por vaga. O segundo curso mais concorrido terá 30,7 candidatos por vaga, seguido de Jornalismo, com 28,03 candidatos por vaga. Já o curso de bacharelado em Física, o menos procurado da lista, será concorrido por 3,17 candidatos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]