• Carregando...
Com 250 alunos, o Sesi Internacional de Curitiba é uma das instituições retratadas na série. | Divulgação.
Com 250 alunos, o Sesi Internacional de Curitiba é uma das instituições retratadas na série.| Foto: Divulgação.

Diferentes inovações pedagógicas são tema da série “Destino: Educação – Escolas Inovadoras”, exibida pelo Canal Futura. A segunda temporada do programa mostra 12 instituições de ensino em 11 países diferentes que adotam modelos educacionais que buscam o desenvolvimento do aluno de forma integral. 

A série retrata escolas localizadas em Curitiba e Manaus (Brasil), Rosário (Argentina), Cusco (Peru), Redwood City (EUA), Ottawa (Canadá), Barcelona (Espanha), Pulheim (Alemanha), Hadera (Israel), Vaatsa (Estônia), Sidney (Austrália) e Bali (Indonésia). 

O objetivo do programa é compartilhar a experiência da instituição – e mostrar o cotidiano escolar para inspirar inovações.

LEIA TAMBÉM: Biblioteca itinerante percorre rios da Amazônia para levar livros a comunidades isoladas

“Muito do que está ligado à inovação tem a ver com propósitos pedagógicos, formas diferentes de organizar o currículo e o espaço de aprendizagem, com a percepção de que a avaliação pode acontecer de maneira mais integral, menos episódica, que a relação com a comunidade é essencial, que o preparo dos professores deve ser permanente”, diz Débora Garcia, gerente de conteúdo do Futura. 

“Desconstrói um pouco o mito de que para inovar bastam computadores de última geração e todo conteúdo ‘digitalizado’. Isso pode acontecer, claro, mas não é o que define uma educação inovadora: ela tem a ver com o projeto político pedagógico da escola”, completa.

Dentre as inovações apresentadas destacam-se o uso de oficinas de aprendizagem baseadas em resolução de problemas – algumas delas curiosas, como as baseadas na série Star Wars, que trabalha “os limites éticos nas relações internacionais na busca por recursos naturais”. 

A atividade discute assuntos como relações internacionais, imperialismo e ecologia. Além disso, como três turmas trabalham o mesmo tema, os professores gameficam a relação entre elas, com atividades conjuntas e competição. 

“Eles atuam como mediadores do conhecimento, trabalhando seus conteúdos a partir do tema e do desafio, e lançando mão de paralelos e jogos que provoquem os alunos a se engajar nas aulas e nos estudos”, conta Débora. 

Pelo mundo 

Alguns modelos de destaque da América do Sul são o colégio Pukllasunchis, em Cusco, no Peru, que é baseada em interculturalidade, conscientização ambiental, valores e atitudes; e o projeto Cidade Educadora, em Rosário, na Argentina, que promoveu transformações urbanísticas e colocou em prática projetos para criar espaços públicos de convivência, com a aproximação entre educação, saúde e cultura. 

LEIA MAIS: Ela aprendeu inglês e transformou a vida de mulheres no Vietnã

Já no Canadá, a Glashan Public School, em Ottawa, equilibra tecnologia e interação para garantir a autenticidade das experiências pessoais dos estudantes. Na Alemanha, a Geschwister-Scholl-Gymnasium, na cidade de Pulheim, integra refugiados e crianças com necessidades especiais no processo educacional, com projetos que envolvem disciplinas tradicionais e temas como sustentabilidade e cultura. 

A segunda temporada de “Destino: Educação – Escolas Inovadoras” estreia nesta  quinta-feira (16), 21h, no Canal Futura. O conteúdo também pode ser acessado online.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]