
A edição 2009 do quadro Soletrando, do programa Caldeirão do Huck, exibido pela RPC, começa neste sábado (14) e conta com uma parnanguara representando o Paraná. Beatriz Modesto, de 13 anos, está na 8.ª série e é reconhecida por professores, amigos e a família como inteligente, responsável e principalmente determinada. Apenas como preparação para as eliminatórias ela leu o dicionário seis vezes.
"Ela sempre foi uma excelente aluna. A classificação deste ano já era esperada pela família", conta a mãe, a artesã Viviane Keiko Kozuro, de 34 anos. Beatriz reflete a mesma confiança e tranquilidade da mãe. Extrovertida, diz que não gosta muito de ser rotulada com "a menina do Soletrando". Porém afirma que o programa está sendo muito bom para ela. "Acho que independente da competição é uma experiência para o resto da vida. O programa abriu muitas portas para mim. Conheci novas pessoas, lugares e até entrei para uma agência de modelos", diz.
Apesar do quadro começar a ser exibido neste sábado, a estreia de Beatriz acontece só no programa do dia 21. Nessa primeira fase, que foi gravada nos estúdio no Rio de Janeiro, foram nove programas de onde saíram os finalistas. Mas por força de um contrato com a Rede Globo, Beatriz e sua mãe não podem revelar como foi a participação. "Só posso dizer que a competição estava com um nível muito bom. Todos estavam bem preparados sem ninguém se destacar mais do que o outro", conta Viviane.
Preparação
Beatriz se prepara há um bom tempo. A estudante já havia sido a primeira colocada nas eliminatórias do seu colégio, a Escola Estadual Professora Zilah dos Santos Batista, em 2007, mas ficou em terceiro na seletiva do Paraná. Sem perder a motivação ela continuou estudando e se classificou para a edição deste ano. "Em um ano li o dicionário quatro vezes, marcando as palavras mais difíceis e as estudando", explica Beatriz, que ambiciona ser jornalista no futuro.
A diretora da escola, Lucimar do Nascimento Rodrigues, diz que o sucesso da estudante deixou todos orgulhosos e está motivando muito alunos a se empenharem mais nos estudos. "A diferença pode ser sentida principalmente nas aulas de português. Há até uma cobrança dos alunos para continuar com essa proposta para outros anos", explica a Lucimar, que não poupa elogios para a pupila.O Soletrando
O Soletrando é um quadro em que adolescentes de todo o país participam de uma competição de soletrar palavras. Elas são sorteadas e o estudante deve dar a sequência correta de letras e acentos. Este ano a dificuldade deve ser incrementada pela Reforma Ortográfica, que modificou algumas palavras principalmente em sua acentuação.
A duração do quadro é de 13 semanas, sendo nove eliminatórias, três semifinais e uma final. O vencedor ganha 100 mil reais exclusivamente para investir na sua educação. O resultado final da competição deve ser revelado em 13 de junho.
- Escolas se adaptam às regras da reforma ortográfica
- Livro da ABL vai ser referência no PR na adoção da reforma ortográfica
- Nova ortografia tem baixa adesão
- Brasil tem nova ortografia
- Gazeta do Povo ajuda leitores a tirar dúvidas sobre a reforma ortográfica
- ABL lança nova edição do Vocabulário Ortográfico nesta quinta-feira