• Carregando...
Alunos do Novo Ateneu assistem ao show de abertura da Copa em uma tevê na cantina. Os pais vão poder acompanhar os jogos do Brasil com seus filhos no colégio | Hedeson Alves/Gazeta do Povo
Alunos do Novo Ateneu assistem ao show de abertura da Copa em uma tevê na cantina. Os pais vão poder acompanhar os jogos do Brasil com seus filhos no colégio| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

Uso na aprendizagem

Para grande parte das escolas o tema Copa do Mundo tem sido usado como mais um recurso pedagógico. Na opinião da diretora do colégio Novo Ateneu, Vera Julião, é importante aproveitar o fato do mundial estar sendo realizado na África do Sul para trabalhar a cultura afro-brasileira em todas as disciplinas.

Leia a matéria completa

Pais preferem jogos em família

Boa parte dos pais prefere ter os filhos ao lado para assistir aos jogos da seleção brasileira em família. Al­­gumas escolas fizeram uma pesquisa prévia para saber se os alunos compareceriam nos dias de jogos do Brasil.

Leia a matéria completa

Quando a seleção brasileira de futebol entrar em campo, hoje à tarde, em seu jogo de estreia na Copa do Mundo da África do Sul, muitas crianças em Curitiba estarão acompanhando a partida dentro da escola. A torcida escolar vai ocorrer em salas de aulas ou em telões montados especialmente para acompanhar a transmissão dos jogos do Brasil durante o campeonato mundial.

O clima é ainda mais verde e amarelo nas escolas onde haverá transmissão de jogos. Além disso, a torcida está sendo organizada para vestir as cores da seleção brasileira de futebol. No Colégio Novo Ateneu, os alunos já começaram a acompanhar a Copa do Mundo desde a semana passada. Na quinta-feira, o show de abertura do campeonato foi transmitido em uma tevê na cantina. Hoje, durante o jogo do Brasil, a escola também estará aberta para acolher os pais dos alunos de 1.ª a 4.ª série do ensino fundamental, atendidos no período da tarde. "É um diferencial nosso. Sabemos que nem todos os pais conseguirão sair do trabalho, buscar seus filhos e fazer o deslocamento até suas casas", diz a diretora do Novo Ateneu, Vera Julião.

Na Escola Municipal Maringá, os alunos não serão dispensados e assistirão aos jogos em sala de aula ao lado da professora. A escola resolveu fazer até uma vaquinha para comprar uma antena e conversor de tevê digital para melhorar a qualidade da imagem. A torcida na escola terá pipoca, que será feita pela própria diretora, Ezilda Maria de Souza. "Fico muito nervosa em dia de jogo. Prefiro ficar estourando a pipoca. Quando os alunos gritarem gol saio correndo e vejo o replay", afirma.

Nos colégios Dom Bosco, Expoente, Opet e Positivo, os alunos serão dispensados antes dos jogos, mas, se quiserem, poderão acompanhar as partidas em telões montados nas escolas. No colégio Positivo são esperados 400 estudantes para acompanhar o primeiro jogo do Brasil. A dona de casa Márcia Filipeto Fer­rari, 42 anos, deixou a escolha a critério de seus três filhos: Gui­lherme, 16 anos; Leonardo, 15 anos; e Gabriela, 12 anos. "O Leonardo preferiu ficar na escola assistindo ao jogo com seus colegas de turma. Facilita muito esta opção, porque a gente acaba tendo de levar e buscar os filhos em outros lugares e o trânsito é muito complicado", disse. O filho mais velho de Márcia irá assistir ao jogo na casa dos amigos, e Gabriela ficará em casa.

Orientação

O presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe-PR), Ademar Pereira Batista, disse que a entidade orientou as escolas para que usem o bom senso. "Cada escola tem sua autonomia, mas não basta simplesmente fechar as portas. Muitos pais não serão liberados do trabalho. É importante também tomar cuidados em relação ao trânsito", afirma. Nas escolas da rede municipal de ensino, de acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, as escolas terão autonomia para definir junto com os pais se haverá ou não necessidade de dispensa dos alunos. Nos colégios da rede estadual, os alunos serão dispensados uma hora antes dos jogos e as aulas no turno da noite irão ocorrer normalmente.

Veja a expectativa sobre a estreia do Brasil na Copa da África (clique aqui).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]