• Carregando...

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram os grandes destaques do estado entre as Melhores Universidades 2006, do Guia do Estudante, publicado no mês passado, com base na avaliação de instituições de ensino superior de todo o Brasil. Os cursos foram classifciados como bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) ou excelente (cinco estrelas). Ao todo, 11 instituições de ensino superior foram estreladas no Paraná.

A UEL é a 14º melhor universidade do país considerando a porcentagem de cursos que receberam três, quatro ou cinco estrelas. A instituição aparece empatada com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais, com 85,7% dos cursos estrelados. "A gente ficou muito feliz de estar entre as melhores do país e ainda ao lado da Unicamp. Dentro da avaliação de proporcionalidade é a única do Paraná", comemora a reitora da UEL, Lygia Pupatto.

Segundo a reitora, a instituição está bem preparada para esse tipo de avaliação. "A UEL tem um quadro de 82% de mestres e doutores, infra-estrutura, ótimas condições de laboratórios e equipamentos e projetos pedagógicos que estamos atualizando", afirma.

Entre os cursos estrelados da UEL, quatro ganharam cinco estrelas: Direito, Medicina, Medicina Veterinária e Pedagogia. Dos demais, 11 ganharam quatro estrelas e 15 ganharam três. Ao todo, a UEL tem 42 cursos de graduação, ou seja, 12 ficaram sem estrelas. "Alguns cursos são mais novos e não entraram na avaliação, então é um percentual muito alto", diz Lygia.

A reitora garante que não houve surpresa com o resultado da avaliação. "Um dos pontos fundamentais foi a modificação do projeto pedagógico de 2004. Aprovamos uma parte e estamos em fase de reflexão de um novo currículo dentro da nova realidade". A UEL espera crescer ainda mais nas próximas avaliações. A reitora conta que estão sendo feitos novos investimentos na UEL, como construção de laboratórios e compra de equipamentos. "Há alguns dias inauguramos uma nova biblioteca na área de humanas com mais de 14 mil livros e periódicos. Isso não entrou na avaliação de 2006 mas tem um peso muito forte", considera Lygia.

Números absolutos

Em números absolutos (quantidade total de cursos estrelados), a UEL ficou em 12º, com 30 cursos (entre 42) dentro desta classificação, empatada com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mas, neste quesito, quem despontou foi a Universidade Federal do Paraná (UFPR), em nono lugar no país, com 32 cursos estrelados, ou 48%, entre os 66 que oferece.

A UFPR ficou ao lado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Do total, oito receberam a nota máxima: Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Florestal, Farmácia e Bioquímica, Filosofia, Pedagogia e Filosofia. Outros 14 receberam quatro estrelas, e dez cursos receberam três.

O resultado representa uma posição abaixo do que foi verficado na avaliação de 2005, quando a UFPR ficou em oitavo lugar, mesmo assim a universidade comemora. "O Guia verifica todas as universidades do Brasil, então é uma colocação bastante invejável", afirma o reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior. Por outro lado, o reitor assume que há ainda o que melhorar. "Estou muito satisfeito, mas há muita coisa a fazer. A gente sabe claramente que existe a necessidade de mais professores, por exemplo, e um enorme desafio com a UFPR Litoral.

Moreira Júnior sentiu a falta de alguns cursos que, na opinião dele, deveriam ter sido estrelados. "Engenharia Industrial Madeireira é um baita curso, o primeiro do país, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia é fantástico. Esses dois são muito importantes e não apareceram", lamenta o reitor.

O Guia do Estudante pode ser encontrado em livrarias e bancas de jornal. Informações sobre a publicação também são encontradas no site www.guiadoestudante.com.br.

Leia também os tópicos:

Outras estrelas

Critérios de avaliação

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]