• Carregando...
 | Marcelo AndradeGazeta do Povo
| Foto: Marcelo AndradeGazeta do Povo

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi eleita a melhor universidade do estado e a 36ª melhor da América Latina no ranking de universidades latino-americanas da revista Times Higher Education (THE). A instituição melhorou de posição em relação a 2018 e agora ocupa o 10º lugar entre as universidades federais. 

Na pontuação geral, a instituição também aumentou as notas, que estavam em uma faixa de 38.9 a 42.3 em 2017, para 59.4 em 2018. Como resultado, saiu do grupo das instituições que conseguiram notas equivalentes às posições 51ª a 60ª e passou a ocupar o 36º lugar. 

Metodologia

A nota do Times Higher Education (THE) Latin America University Rankings é composta por cinco critérios: ensino, volume e qualidade de pesquisa, citações em outras pesquisas, reconhecimento internacional, e retorno para a indústria. Nesta edição, a UFPR melhorou a pontuação em quatro dos cinco conceitos. 

LEIA TAMBÉM: Pesquisa nas universidades brasileiras cresce em quantidade e qualidade

O ranking é realizado pela THE DataPoints, uma plataforma de informação sobre ensino superior e pesquisa, que avalia 129 instituições públicas e privadas de ensino superior da América Latina. 

Outras universidades paranaenses também compõem o ranking das melhores instituições da América Latina. A PUC-PR ficou na 41ª posição do ranking, com pontuação geral de 56,6. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) ocupa a 49ª posição, com 54,4 pontos. 

A UEM ficou no grupo das instituições com notas correspondes às posições 71ª a 80ª. A UEPG, no grupo das 91 a 100ª posições. Já a Unioeste ficou no grupo das instituições que ocupam a partir da 101ª colocação. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]