• Carregando...
O prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Praça Santos Andrade, em Curitiba | Marcelo Andrade / Agência de Notícias Gazeta do Povo
O prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Praça Santos Andrade, em Curitiba| Foto: Marcelo Andrade / Agência de Notícias Gazeta do Povo

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) não usará mais a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para compor o escore final dos candidatos ao vestibular, como fazia até a edição do ano passado. Em compensação, o número de vagas destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) - que usa a nota do Enem como critério de seleção - aumentou.

Em 2013, foram disponibilizadas 1.596 vagas ao sistema federal, e nesta edição serão 1.925, representando 20% do total de vagas. Até o ano passado as vagas do Sisu representavam 10% do total.

O coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR, professor Mauro Belli, explicou que problemas práticos motivaram a mudança. "Tínhamos candidatos que não possuíam nota do Enem, mas que tentavam o vestibular. Como a nota do Enem tinha de ser somada no resultado final, esses estudantes acabavam ficando em desvantagem", explica. O professor esclarece, no entanto, que a instituição não passou a valorizar menos o Enem. "Apenas separamos os processos seletivos e aumentamos a quantidade de vagas no Sisu", diz Belli.

Em 2013, a nota do Enem representava 10% do resultado final do vestibular, que seriam completados com 90% obtidos pelo desempenho das provas.

Concorrência

O número de candidatos inscritos no vestibular 2014/2015 é o maior da história. Foram 57.144 inscrições efetivadas, enquanto 53.603 estudantes se inscreveram no ano passado, um aumento de 6,6%. A relação candidato-vaga será divulgada até 19 de outubro, segundo o Núcleo de Concursos da UFPR.

A primeira fase do vestibular da UFPR ocorre no dia 2 de novembro, quando serão aplicadas as provas de conhecimentos gerais para todos os cursos. Os candidatos classificados nessa etapa participam da segunda fase está marcada para os dias 30 de novembro e 1.º de dezembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]