i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Vestibular 2016/2017

UFPR recebe quase 10 mil recursos às provas da 2.ª fase. Resultado deve sair até 10 de janeiro

7,4 mil candidatos acessaram a correção das provas, que foi disponibilizada entre os dias 25 e 26 de dezembro no portal do Núcleo de Concursos

  • PorSharon Abdalla
  • 27/12/2016 17:41
 | Antônio More/Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Aproximadamente 5,5 mil questões (5.507) do Vestibular 2016/2017 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) receberam recursos à correção das provas da segunda fase do processo seletivo. Como a avaliação geralmente é composta por mais de um critério, a soma dos itens questionados pelos candidatos resultou na apresentação de 9.503 recursos no total.

Os números são resultado da iniciativa inédita da UFPR de disponibilizar aos participantes do processo seletivo o acesso on-line à avaliação das provas de Compreensão e Produção de Textos e Habilidades Específicas, o que incluiu a apresentação de questionamentos por parte dos candidatos.

O acesso à correção das provas esteve disponível de 0h00 do último dia 25 de dezembro até 23h59 do dia 26 deste mês no portal do Núcleo de Concursos. Neste período, 7.389 candidatos acessaram suas provas, o que corresponde a 54,18% dos 13.638 candidatos que compareceram à segunda fase do vestibular.

Avaliação

Na avaliação do coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR, Mauro Belli, o processo foi altamente positivo, principalmente em função do desafio referente ao volume de provas e questões disponibilizadas. De acordo com ele, 212.442 questões foram respondidas pelos candidatos [e corrigidas] e 1.002 critérios estabelecidos para a correção.

“Pelo número de candidatos, de questões e de critérios, nós tivemos mais de 4,7 milhões de critérios corrigidos, sendo que 0,2% deles receberam recursos. Isso demonstra que houve uma participação efetiva dos candidatos neste processo”, pontua o coordenador.

Belli acrescenta que o acesso à correção das provas da segunda fase atende uma demanda antiga da sociedade e dos candidatos que participam do processo seletivo, que era sempre visto como uma espécie de “caixa-preta”.

“A universidade está facilitando o acesso destes candidatos em um processo transparente. A partir do recurso, o candidato tem a oportunidade de participar ativamente do processo de avaliação, e ele de ser o mais justo possível. Esse é o principal ganho”, completa.

A previsão do coordenador é de que até o dia 10 janeiro o resultado do Vestibular 2016/2017 da UFPR seja divulgado.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.