• Carregando...
 | Antônio More/Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Aproximadamente 5,5 mil questões (5.507) do Vestibular 2016/2017 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) receberam recursos à correção das provas da segunda fase do processo seletivo. Como a avaliação geralmente é composta por mais de um critério, a soma dos itens questionados pelos candidatos resultou na apresentação de 9.503 recursos no total.

Os números são resultado da iniciativa inédita da UFPR de disponibilizar aos participantes do processo seletivo o acesso on-line à avaliação das provas de Compreensão e Produção de Textos e Habilidades Específicas, o que incluiu a apresentação de questionamentos por parte dos candidatos.

O acesso à correção das provas esteve disponível de 0h00 do último dia 25 de dezembro até 23h59 do dia 26 deste mês no portal do Núcleo de Concursos. Neste período, 7.389 candidatos acessaram suas provas, o que corresponde a 54,18% dos 13.638 candidatos que compareceram à segunda fase do vestibular.

Avaliação

Na avaliação do coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR, Mauro Belli, o processo foi altamente positivo, principalmente em função do desafio referente ao volume de provas e questões disponibilizadas. De acordo com ele, 212.442 questões foram respondidas pelos candidatos [e corrigidas] e 1.002 critérios estabelecidos para a correção.

“Pelo número de candidatos, de questões e de critérios, nós tivemos mais de 4,7 milhões de critérios corrigidos, sendo que 0,2% deles receberam recursos. Isso demonstra que houve uma participação efetiva dos candidatos neste processo”, pontua o coordenador.

Belli acrescenta que o acesso à correção das provas da segunda fase atende uma demanda antiga da sociedade e dos candidatos que participam do processo seletivo, que era sempre visto como uma espécie de “caixa-preta”.

“A universidade está facilitando o acesso destes candidatos em um processo transparente. A partir do recurso, o candidato tem a oportunidade de participar ativamente do processo de avaliação, e ele de ser o mais justo possível. Esse é o principal ganho”, completa.

A previsão do coordenador é de que até o dia 10 janeiro o resultado do Vestibular 2016/2017 da UFPR seja divulgado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]