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Conheça 10 dicas para fazer seu filho ampliar seus conhecimentos sobre Geografia |
Conheça 10 dicas para fazer seu filho ampliar seus conhecimentos sobre Geografia| Foto:

Programas

Diversas opções de acesso

Embora sejam os mais conhecidos, Google Maps e Earth não são os únicos programas computadorizados de geoprocessamento. A Microsoft, com o site Bing Maps e o programa Virtual Earth, e o Yahoo, no Yahoo Maps, também investem no desenvolvimento de ferramentas semelhantes. Algumas escolas trabalham com softwares exclusivos, voltados para o ensino, e que também contém recursos de fotos de satélite.

A Google Brasil explica que o download da versão básica do Google Earth, o mais usado, é gratuito, mas para que funcione bem é necessário que o computador tenha uma razoável conexão com a internet, configuração mínima de 256 MB de memória RAM e uma boa placa de vídeo. Caso não se consiga utilizar o software, há a opção de acessar o site do Google Maps, que também disponibiliza imagens via satélite pela Internet, só que com menos recursos do que o software.

  • Reprodução da perspectiva da Terra disponível pelo Google Earth

Visitar vários países, explorando oceanos, montanhas e até mesmo a Lua ou Marte. Essas são as possibilidades apresentadas pelos modernos programas de computador de geoprocessamento. Com mapas virtuais, quase to­­dos os lugares do mun­­­do estão acessíveis aos olhares curiosos de crianças e jovens. Sites co­mo o Google Maps e programas como o Google Earth, possibilitam a visualização de partes do globo na tela do computador em versão cartográfica, imagens de satélite, fotos aéreas e tridimensionais. "Em muitos casos as imagens têm resolução suficiente para perceber características das construções, quantidade de árvores e até de carros em uma paisagem", diz a coordenadora do núcleo de pesquisas de Educação Interativa da Uni­ver­sidade Tuiuti do Paraná, Iolanda Bueno Cortelazzo.

As horas gastas em frente ao computador, esmiuçando a geografia global, podem ser convertidas em momentos de aprendizagem. "Nesse processo a orientação dos pais é fundamental. Uma família que usa a informática e a internet de forma saudável, é aquela em que pais e filhos na­­­vegam jun­­tos, trocando experiências", sustenta o consultor pedagógico da divisão de tecnologia educacional da Positivo Informática, Luca Rischbieter.

Para Iolanda, o maior diferencial dos mapas virtuais é a interatividade. Além da livre escolha de local, escala e tema (vegetação, fronteiras naturais e políticas ou malha de transporte), o usuário ainda tem mobilidade de observação – pode ir para cima e para baixo, para a direita e para a esquer­­­da e rotacionar as imagens.

No Google Earth, há também uma ferramenta que permite ver a transformação na ocupação de um local ao longo do tempo. Se os filhos estão cursando os anos iniciais do ensino fundamental, Iolanda recomenda que os pais incentivem o trabalho com a identificação de elementos geográficos próximos, co­­mo ruas e bairros da cidade, ou a comparação dessas áreas com as de cidades de outros países. "Turmas do 6.º ano em diante podem avançar nos mapas temáticos ou internacionais", opina.

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