• Carregando...

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta terça-feira (16) a lista de aprovados em segunda chamada no vestibular 2016. A relação dos nomes foi publicada no site da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest ), responsável pelo vestibular.

A consulta pode ser feita pela inscrição, nome do candidato ou pela inicial do nome. A lista é composta por todos os candidatos que realizaram a matrícula não presencial da primeira chamada e os aprovados da segunda, respeitando a ordem de classificação nos cursos.

Este ano, são oferecidas 3.320 vagas em 70 cursos de graduação da Unicamp. Os candidatos selecionados deverão efetuar a matrícula presencial na próxima quinta-feira (18), das 9 às 12 horas, nos respectivos campi. Os endereços das unidades podem ser conferidos no Manual do Candidato. A Comvest ressalta que a vaga só estará garantida após a matrícula presencial.

Para efetuar a matrícula, os candidatos deverão levar uma cópia autenticada em cartório ou cópia acompanhada dos originais, de cada um dos seguintes documentos: certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente, histórico escolar completo do ensino médio, certidão de nascimento ou casamento, cédula de identidade ou registro nacional de estrangeiro, CPF, título de eleitor (para brasileiros maiores de 18 anos) e certificado de serviço militar (para homens maiores de 18 anos).

A terceira chamada será divulgada até as 23h59 do dia 18 de fevereiro e a matrícula deverá ser realizada no dia 22 de fevereiro. No dia 26 de fevereiro, todos os candidatos já matriculados nas três primeiras chamadas, inclusive aqueles que aguardam remanejamento, deverão fazer a confirmação de matrícula, nos respectivos campi, conforme horários divulgados no Manual do Candidato.

Os estudantes não convocados deverão manifestar interesse pela vaga das 9h do dia 27 de fevereiro até as 17 horas do dia 29 no site da Comvest.

Desempenho

As notas e a classificação dos candidatos já estão disponíveis no site da Comvest e, segundo a comissão, são importantes para que o candidato tenha uma ideia da possibilidade de convocação.

No vestibular 2016, mais de 50% dos aprovados em primeira chamada vieram da rede pública. Dos 3.320 aprovados, 1.714 fizeram o ensino médio em escolas da rede pública de ensino, o que representa 51,9% do total de aprovados no vestibular. É o primeiro ano que o número de estudantes do ensino público supera da rede particular. Em cursos de alta demanda, o número de aprovados também superou os 50%. Em medicina foram 88,2%, já em arquitetura e urbanismo 86,7%.

Bônus

A Unicamp não adota o sistema de cotas, mas concede bonificação nas notas da primeira e segunda fases. Até o vestibular do ano passado a pontuação era aplicada somente após a segunda fase.

Todos os candidatos que fizeram o ensino médio integralmente em escolas públicas receberam 60 pontos na primeira fase e outros 90 pontos na segunda fase. Os candidatos de escola pública autodeclarados pretos, pardos ou indígenas receberam além desses, outros 20 e 30 pontos respectivamente na primeira e na segunda fases.

Além desse, outro índice foi ultrapassado: o de estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Dos 51,9% de aprovados da rede pública, 43% (738 estudantes) são autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]