• Carregando...
 |
| Foto:

A Universidade Federal de Santa Catarina (USFC) impediu a realização de um evento em memória das vítimas do comunismo. Com o nome “Semana Vítimas do Comunismo: 100 Anos da Pior Tragédia do Século XX”, o evento aconteceria entre os dias 6 e 10 de novembro, no auditório do Centro Sócio-Econômico (CSE) da universidade. 

Horas depois do cancelamento, a organização do evento confirmou a realização no Auditório Teixeirão, no departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica da instituição.

Polêmica

A semana promoveria debates sobre a história e legado dos regimes comunistas e a história não contada da União Soviética. O evento, organizado com apoio da organização americana Victims of Communism Memorial Foundation (Fundação em Memória das Vítimas do Comunismo), tinha palestras confirmadas de Valerii Hryhorash, cônsul da Ucrânia no Brasil, Cristofer Correia, coordenador de Governo do Vontad Popular da Venezuela e Hélio Beltrão, presidente do Instituto Mises Brasil. 

Segundo os organizadores, o evento estava agendado havia um mês, e quase 300 pessoas haviam confirmado presença. O cancelamento foi denunciado pelo vereador de Florianópolis Bruno Souza (PSL), um dos organizadores do evento, em uma postagem no Facebook. Segundo ele, o evento foi cancelado pela instituição sem explicações. 

“A instituição onde me graduei em Ciências Contábeis rompeu com o espírito acadêmico e científico, de debate de ideias, e passou a perseguir ativamente o pensamento divergente”, disse Bruno. 

URGENTE: EVENTO ACADÊMICO PROIBIDO (em 2017)!Pessoal, peço que leiam até o final pois o que aconteceu hoje na UFSC com...

Publicado por Bruno Souza em Segunda, 6 de novembro de 2017

Procurada pela Gazeta do Povo, a assessoria de imprensa da UFSC informou que a instituição não tem uma posição oficial sobre o cancelamento. Já o CSE alegou que o evento foi cancelado devido ao caráter político. 

“Informamos que recebemos solicitação do Professor Fred Leite Siqueira Campos do Departamento de Economia e Relações Internacionais cancelando a “solicitação de uso do auditório do CSE” para o evento “Semana Vítimas do Comunismo” no período de 06/11/2017 a 10/11/2017. O mesmo ressalta que quando assinou a “solicitação do uso do auditório do CSE, a pedido de aluno, não tinha notado o caráter político e não acadêmico do evento”. Desta forma, o referido evento deverá ser realizado em outro local”, informou o CSE em nota oficial.

Ato é reação à tentativa de remover título de patrono da educação dado ao educador.#GazetadoPovo

Publicado por Gazeta do Povo em Segunda, 23 de outubro de 2017
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]