i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
ideologia

Universidade Federal proíbe evento contrário ao comunismo

Evento tinha palestras confirmadas de Valerii Hryhorash, cônsul da Ucrânia no Brasil, além de opositores ao regime venezuelano

  • PorDa Redação
  • 06/11/2017 14:58
 |
| Foto:

A Universidade Federal de Santa Catarina (USFC) impediu a realização de um evento em memória das vítimas do comunismo. Com o nome “Semana Vítimas do Comunismo: 100 Anos da Pior Tragédia do Século XX”, o evento aconteceria entre os dias 6 e 10 de novembro, no auditório do Centro Sócio-Econômico (CSE) da universidade. 

Horas depois do cancelamento, a organização do evento confirmou a realização no Auditório Teixeirão, no departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica da instituição.

Polêmica

A semana promoveria debates sobre a história e legado dos regimes comunistas e a história não contada da União Soviética. O evento, organizado com apoio da organização americana Victims of Communism Memorial Foundation (Fundação em Memória das Vítimas do Comunismo), tinha palestras confirmadas de Valerii Hryhorash, cônsul da Ucrânia no Brasil, Cristofer Correia, coordenador de Governo do Vontad Popular da Venezuela e Hélio Beltrão, presidente do Instituto Mises Brasil. 

Segundo os organizadores, o evento estava agendado havia um mês, e quase 300 pessoas haviam confirmado presença. O cancelamento foi denunciado pelo vereador de Florianópolis Bruno Souza (PSL), um dos organizadores do evento, em uma postagem no Facebook. Segundo ele, o evento foi cancelado pela instituição sem explicações. 

“A instituição onde me graduei em Ciências Contábeis rompeu com o espírito acadêmico e científico, de debate de ideias, e passou a perseguir ativamente o pensamento divergente”, disse Bruno. 

URGENTE: EVENTO ACADÊMICO PROIBIDO (em 2017)!Pessoal, peço que leiam até o final pois o que aconteceu hoje na UFSC com...

Publicado por Bruno Souza em Segunda, 6 de novembro de 2017

Procurada pela Gazeta do Povo, a assessoria de imprensa da UFSC informou que a instituição não tem uma posição oficial sobre o cancelamento. Já o CSE alegou que o evento foi cancelado devido ao caráter político. 

“Informamos que recebemos solicitação do Professor Fred Leite Siqueira Campos do Departamento de Economia e Relações Internacionais cancelando a “solicitação de uso do auditório do CSE” para o evento “Semana Vítimas do Comunismo” no período de 06/11/2017 a 10/11/2017. O mesmo ressalta que quando assinou a “solicitação do uso do auditório do CSE, a pedido de aluno, não tinha notado o caráter político e não acadêmico do evento”. Desta forma, o referido evento deverá ser realizado em outro local”, informou o CSE em nota oficial.

Ato é reação à tentativa de remover título de patrono da educação dado ao educador.#GazetadoPovo

Publicado por Gazeta do Povo em Segunda, 23 de outubro de 2017
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.