i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
FRAUDE

Universidades usam “laranjas” para desafiar o MEC na lista tríplice para reitor

  • PorTiago Cordeiro, especial para a Gazeta do Povo
  • 24/03/2019 21:20
Legenda: Unsplash
Legenda: Unsplash| Foto:

Ao longo dos próximos quatro anos, todas as 68 universidades federais brasileiras vão realizar eleições para reitor. Cada uma delas vai apresentar ao Ministério da Educação uma lista com três nomes, com a sugestão de que o primeiro da lista seja o escolhido. Essas escolhas vão formar um grande desafio para o governo Bolsonaro: o ministro da Educação não é obrigado a nomear o primeiro nome da lista, mas, nas raríssimas vezes em que Brasília contestou a decisão das instituições, encontrou forte resistência.

DIÁRIO DE CLASSE: O mínimo que você precisa saber para entender o que acontece dentro de escolas e universidades

O desafio já começou. Nos últimos dias, duas instituições elegeram seus reitores: a Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD), do Mato Grosso do Sul, e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). São as primeiras a realizar a escolha em 2019, sob o governo de Jair Bolsonaro. Ambas simplesmente descartaram de suas listas os candidatos derrotados na votação realizada entre alunos, professores e servidores. Apresentaram apenas o vencedor do pleito, e dois outros nomes ligados a ele, "laranjas".

Um terço para cada

Desde 1995, a legislação determina que os conselhos das universidades federais escolham três nomes para o cargo de reitor. A lei exige que 70% dos postos do conselho seja formado por professores. Mas, na prática, o que acontece desde então é que as instituições realizam "eleições abertas", geralmente com um terço do peso dos votos para alunos, um terço para funcionários e um terço para professores. E o conselho apenas ratifica a consulta interna.

Para coibir essa prática, em dezembro passado, ainda sob a gestão de Michel Temer, o MEC lançou a nota 400/2018, que reforça a orientação de 1995. O governo Bolsonaro parece disposto a levar adiante essa postura de insistir para que as universidades federais formem suas listas, de fato, com 70% de participação dos docentes.

A UFGD e a UFRB realizaram eleições, com um terço dos votos para cada categoria. Na sequência, o conselho formou a lista tríplice constando apenas o nome do vencedor do pleito e duas outras pessoas de seu grupo – uma forma de impedir o governo federal de recusar a escolha concretizada pela eleição ao selecionar o nome de um dos candidatos derrotados.

Leia também: Por que é democrático escolher o reitor menos votado

Em nota divulgada em seu site oficial, a UFGD informa a proporção da eleição: “A escolha para os dirigentes na Universidade foi paritária, ou seja, o voto dos três segmentos teve o mesmo peso”. No dia 21 de março, o conselho formou a lista tríplice, encabeçada pela vencedora da eleição interna: Etienne Biasotto para reitor e Claudia Lima para vice-reitora. Mas os outros dois candidatos, Liane Calarge e Joelson Pereira, não foram incluídos na lista a ser enviada a Brasília.

Participantes excluídos

“O pedido dos sindicatos é que somente a chapa vencedora seja considerada pelo colégio eleitoral. Neste caso, é uma chapa que pertence a uma administração antiga, que permaneceu mais de dez anos na universidade e havia sido derrotada na eleição anterior”, afirma Joelson Pereira, que ficou em terceiro lugar na votação. “Duas pessoas vinculadas ao grupo do vencedor foram inscritas na instância do Colégio Eleitoral e foram eleitas para compor a lista tríplice”.

Em resposta ao pedido de informações da Gazeta do Povo, a assessoria da UFGD se manifestou: “A paridade entre docentes, técnicos administrativos e estudantes ocorreu durante a consulta prévia. Concluído o processo, o resultado segue para o Colégio Eleitoral, que é formado com base nos diretrizes da LDB, 70% para o seguimento dos docentes e máximo de 15% para cada um dos outros dois segmentos que compõem a comunidade universitária (técnicos e discentes). A Reitoria da UFGD, com base no parecer de sua Procuradoria Federal, conclui que a paridade adotada no procedimento da consulta prévia é válida”.

Situação semelhante aconteceu na UFRB, na Bahia, com a diferença de que um dos candidatos derrotados, José Fernandes de Melo Filho, pediu em Brasília, no último dia 20, a abertura de um processo administrativo ao MEC. “Fiquei em segundo lugar em um processo marcado por uma série de erros que contrariam as normas regimentais e os princípios da legalidade determinados pela legislação federal que disciplina o processo de composição da lista tríplice para indicação do reitor”, ele afirma.

Leia também: Ex-reitor da UFRJ é condenado por crime de peculato

“Combinaram votos”

“Até esta eleição tanto a direção da universidade quanto as associações de classes dos professores, servidores e discentes sempre defenderam o resultado da consulta informal como referência para composição da lista tríplice. Faziam isso como parte de um cenário preparado para simular um processo democrático”, afirma José Fernandes de Melo Filho. “Desta vez, meu nome foi retirado da lista tríplice por uma armação que desqualifica o exercício democrático e o nosso conselho, que foi montado e concebido para perpetuação dos atuais mandatários, os quais estão no poder há exatos 14 anos”.

A vencedora da votação, Georgina Gonçalves, encabeça a lista. Mas José Fernandes, o único concorrente, foi excluído. “A lista tríplice deveria conter o nome da outra candidata, o meu nome e um terceiro. Eles então inscreveram dois nomes do mesmo grupo, que não participaram da consulta, combinaram votos e me deixaram fora”, acusa José Fernandes de Melo Filho. “O mais grave é que os outros dois nomes são de pessoas que integram o conselho universitário, foram cabos eleitorais e pediram votos para a candidata principal”.

Em apoio ao candidato excluído, um grupo de nove professores enviou ao MEC uma nota de repúdio, em que afirma: “As universidades federais, a partir do início desse século, deixaram de seguir a legislação que trata da escolha de dirigentes (...), em razão de um pacto entre as corporações sindicais e os professores que ambicionam funções de dirigentes. (...) Consideramos necessário que este processo seja anulado e que nova consulta seja realizada”.

Leia também: Bolsonaro deve barrar reitores de esquerda. Sindicato pede “democracia”

O professor Amílcar Baiardi, que encabeça a lista de signatários da nota, assim resume a escolha da reitora: “A lista tríplice saiu com dois laranjas e a candidata oficial”. E questiona o método de escolha dos reitores no país: “Não existe universidade do mundo que tenha um processo seletivo semelhante ao do Brasil. Geralmente a escolha é resultado de processos internos do acompanhamento dos professores que mais se destacam em suas áreas e no ambiente da universidade”.

A UFRB se manifestou via assessoria de imprensa: “A sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni) que tratou da composição da Lista Tríplice para nomeação do Reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) aconteceu no dia 27 de fevereiro de 2019 e seguiu todas as determinações da legislação vigente”.

Novos fronts

Nos próximos meses, outras instituições escolherão novos reitores, incluindo: Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Procurado, o MEC não se manifestou.

Leia também: Na UFSC, Boulos diz que “turma” de Bolsonaro vai matar e prega Lula Livre

>>>READ IT ON WISE UP NEWS<<<

33 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 33 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • A

    Allan Jose Alves

    ± 1 minutos

    O Brasil deu um cavalo de pau para a direita, esquerda vocês perderam a unica maneria de quebrar a militância e aparelhamento esquerdista é colocar reitores alinhados como o novo Governo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • K

      Klin

      ± 536 dias

      Há muito que o processo de indicaçãoé viciado e corporativista. Isto tem que acabar. Na minha opinião a escolha deveria ser de um gestor externo com metas planejadas pelo Conselho e não por plataformas politicas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        Anderson

        ± 536 dias

        em quesito laranjas esse governo é phd

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • W

          WILSON PAULO BETTEGA

          ± 538 dias

          O FAZ DE CONTA já vem de longa data. A dita "DEMOCRACIA UNIVERSITÁRIA" está se tornando "INSUSTENTÁVEL", AVILTANDO o ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. IMPERA O PUXASSAQUISMO para obtenção dos VOTOS NO "TOMA LÁ E DÁ CÁ" e não a MERITOCRACIA.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • P

            Paulo Batista Dos Santos

            ± 542 dias

            Chega de manobras espúrias neste País. Aqueles produzem e pagam as contas não aguentam mais dar dinheiro para essas pseudo universidades tornarem com besteiras, fazerem o papel de cabos eleitorais da esquerda e distribuírem diplomas a analfabetos funcionais. A porção seria e trabalhadora dos brasileiros não merece esse insulto. BRASIL, VERÁS QUE UM FILHO SEU NÃO FOGE À LUTA!!!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • D

              Diz

              ± 542 dias

              Um horror, só em pensar que esses esquerdopatas continuarão roubanbando os cérebros dos nossos filhos.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • A

                Anderson

                ± 536 dias

                seu filho e tao abandonado que alguem pode doutrina-lo sem vc saber? meu, na boa, vai cuidar do seu filho, pois ele precisa muito de vc

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • F

              Franklin Schmalz

              ± 542 dias

              Na UFGD as três chapas candidatas, inclusive a do Professor Joelson Pereira, assinaram uma carta compromisso onde se comprometiam a não se candidatar para a Lista Tríplice caso não ficassem em primeiro lugar na Consulta Prévia. Confere no link: https://dceufgd.org/2019/02/22/chapas-se-comprometem-com-a-defesa-da-autonomia-universitaria/ Não dá pra entender essa declaração dele agora, ou ele enganou a comunidade acadêmica durante o processo da consulta pra tentar ganhar votos ou agora ele quer se tornar reitor de forma anti-democrática (talvez as duas opções).

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • P

                Poppys

                ± 542 dias

                O reitor MST da UFPR pode colocar as barbinhas de molho.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • V

                  Valdemar Katayama Kjaer

                  ± 542 dias

                  Privatiza tudo! Universidade é privilégio para uns poucos e quem quiser se diferenciar tem de arcar com os próprios custos. Não é justo obrigar o povo a pagar impostos para uns poucos estudarem. Criem-se formas de financiamento com juros realmente baixos, como nos EUA (não essa enganação do FIES). As mensalidades das particulares caíram com a concorrência, o acesso agora é moleza. Hora de acabar com o modelo arcaico da universidade brasileira, acabar com a mamata de sindicalistas e muitos ********** que fazem nosso ensino ser um dos piores e mais caros do mundo.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • J

                    Joel Madureira

                    ± 542 dias

                    Kor/nudos bo/zos revoltados. O laranjal é do Bozo, não das universidades. Acorda GP.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • P

                      Paulo Batista Dos Santos

                      ± 542 dias

                      Pois é Senhor Joel Madureira, se comentário co firma a tese de que o que a esquerda possui na cabeça o mesmo material que o camarão, ou seja, mher/da. Como não sabe argumentar parte para as ofensas e baixarias. Triste esquerda.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • E

                    Eden Lopes Feldman

                    ± 542 dias

                    Antes de tudo, um Reitor deveria ser um administrador das verbas públicas aplicadas nas universidades. E não um representante da doutrina ideológica de esquerda . Infelizmente no Brasil os anos de "socialismo" fizeram com que o ensino nas universidades federais e estaduais fosse suplantado pela necessidade de se criar militantes . E isto foi profundamente aplicado em alguns cursos. Criando disciplinas questionáveis e resultados deploráveis.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • J

                      JOSE Z. NETO

                      ± 542 dias

                      Que triste e vergonhoso, jogo sujo onde a lisura deveria ser a norma. Por isso que a grande maioria do povo de verdade, não aquele gritado pela Gleisi, tem ogeriza de grupos de esquerda. Nunca este tipo de gente serão respeitados. Promovem a mentira, vivem dela, se sustentam com ela.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • L

                        LAUDI CARLOS VEDANA

                        ± 542 dias

                        Seguramente fazer uso de "laranjas" é mais um mau exemplo de entidades que deveriam primar pela ética e moral, transparência e hinestidade. Diz um ditado:"Marmelada na hora da morte,mata". Ainda mais com marmelada de laranja.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • A

                          Afonso Celso Frega Beraldi

                          ± 542 dias

                          Reajam turma do bem. Vamos expulsar estes esquerdebas das Universidades Publicas

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • J

                            Jorge Dias

                            ± 542 dias

                            Privatiza as UNIVERSIDADES Jáh!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • D

                              Decio mango

                              ± 542 dias

                              As UFs são o símbolo do retrocesso deste pais

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • M

                                Mario Liberato

                                ± 542 dias

                                A população está vendo aonde chega o grau de periculosidade destes criminosos da esquerda, até em universidades Federais onde sempre tentam destruir o que é digno na educação praticam atos de terrorismo e manipulação das pessoas, o pior é que a maioria está no nordeste. O que esperar de uma região desta, onde manipulam estudantes esquerdopatas para atos criminosos, tem que dar um basta nisso, prisão a esses bandidos.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • C

                                  Carlos Dela Costa

                                  ± 542 dias

                                  Qual a orientação política dessa galerinha democrática??? Qual, hein?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • F

                                    Freitas

                                    ± 542 dias

                                    Depois, vão reclamar se houver interferência governamental. Fraudam tudo. Temos que ter uma Lava Jato nessas universidades.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      J A Schmidt

                                      ± 542 dias

                                      Desmantelar a agenda esquerdista não vai ser fácil, vencer a eleição era só o primeiro passo.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • M

                                        Mario Liberato

                                        ± 542 dias

                                        Acabar com universidades publicas. Infelizmente vai ser a opção, pois temos ótimas pelo Brasil.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      CRISTIANO ARAUJO

                                      ± 542 dias

                                      Alguém acredita que as universidades são símbolos da democracia? O que impera nas universidades é a demagogia e o totalitarismo da esquerda que quer manter o poder a todo custo.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • L

                                        Luciano

                                        ± 542 dias

                                        Este processo que ocorre nas universidades públicas apenas é mais um exemplo do tipo de democracia propagado pelos totalitários, no caso das universidades, de maioria vermelha. O melhor tratamento para isto é a privatização total com a concessão de bolsas ou vouchers para os mais pobres.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • F

                                          Francisco Das chagas De Maria

                                          ± 542 dias

                                          Trabalho na educação e sei que a coisa aqui não é das melhores práticas; tudo pelo poder!!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • C

                                            Camila

                                            ± 542 dias

                                            A corrupção começa na universidade. Não é a toa que os alunos saem de lá como saem, totalmente doutrinados por péssimos professores e reitores.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • N

                                              Nono

                                              ± 542 dias

                                              Universidades perderam suas funções, missão agora é esculhambar!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • E

                                                Eduardo Prestes

                                                ± 542 dias

                                                A esquerda é um bando de picaretas. Quem frauda eleições e as leis certamente não terá escrúpulo em fraudar a contabilidade, para desviar dinheiro da universidade para benefício próprio e de partidos políticos. Triste retrato do extremismo e da desonestidade intelectual e criminal.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • V

                                                  VOTO IMPRESSO JÁ

                                                  ± 542 dias

                                                  As universidades não tem o mínimo de democracia. Se tornaram um braço totalitário do comunismo opressor. Exigimos que a população vote para o cargo de reitor. Exigimos democracia.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • E

                                                    Eduardo Oliveira

                                                    ± 542 dias

                                                    Ora ora, e qual o problema? Se até o governo federal com seus ministros, Bolsonaro e sua família, estão todos metidos com laranjas, qual o problema em se usar do mesmo artifício contra os produtores dessa fruta?

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    1 Respostas
                                                    • J

                                                      Jorge Dias

                                                      ± 542 dias

                                                      Parabéns! Bateu o Record de dislike para uma segunda de manhã!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  Fim dos comentários.