• Carregando...

Para grande parte das escolas o tema Copa do Mundo tem sido usado como mais um recurso pedagógico. Na opinião da diretora do colégio Novo Ateneu, Vera Julião, é importante aproveitar o fato de o mundial estar sendo realizado na África do Sul para trabalhar a cultura afro-brasileira em todas as disciplinas. "É muito bom aproveitar este momento e observar as notícias", diz. No Novo Ateneu, um quiz entre os alunos foi realizado antes do início dos jogos. Eles tiveram de fazer pesquisas para subsidiar as respostas escolhidas.

Nas escolas da rede municipal, o tema está sendo trabalhado há várias semanas. A paixão e o interesse das crianças por futebol fez com que a Copa se transformasse em ponto de partida para os con­­teúdos de sala de aula. O mundial está sendo transformado em diferentes disciplinas. Textos, placares e gráficos são elementos que têm servido para motivar os estudantes a aprender. Na Escola Municipal Colônia Augusta, os 200 estudantes de 1.º ano a 4.ª série participam desde o ano passado de atividades que incluem o continente africano e o futebol. O projeto "África está em Nós" trabalhou a geografia e a política do continente por meio da música, dança, jogos, encenações teatrais e confecção de artesanatos. O resultado é que a escola se transformou num verdadeiro museu temático. Tem até floresta com representações de animais e da fauna africana.

As aulas de informática nas turmas de 5.ª e 7.ª séries do colégio Sion também entraram no clima da Copa. Os alunos confeccionaram tabelas e montaram um guia tu­­rístico, usando os programas Word e Excel. No guia os alunos ti­­nham de escolher pontos importantes da África do Sul, para formular um pacote com duração de 7 dias. "O mais interessante foi quando eles descobriram que a África do Sul não possui apenas uma capital, como os outros países, e tem em torno de 10 dialetos. Isso fez com que eles procurassem a diferença entre dialeto e idioma", dis­­se a professora Priscila Reis, uma das organizadoras da atividade.

No Colégio Dom Bosco, uma atividade no intervalo de aulas está estimulando a participação de crianças e adolescentes de 5.ª a 8.ª séries em atividades esportivas. O "Chute a Gol" começou na quarta-feira passada e segue até o fim desta semana. Cada estudante tem direito a três chutes direcionados numa tabela montada no pátio. Os chutes precisam somar 50 pontos para que o participante passe para a próxima fase. Quem somar mais pontos até o fim desta semana ganha uma bola oficial da Copa do Mundo. Para os menores, da educação infantil à 4.ª série do ensino fundamental, o colégio criou um game no portal da Turminha Dom Bosco, que pode ser acessado por qualquer pessoa (www.turminhadombosco.com.br). Os jogos eletrônicos com o tema da Copa estimulam o raciocínio, segundo ressalta a assessora pedagógica Maria Cláudia Sondhal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]