• Carregando...
Marketing: Gabriela Motti (à esquerda) divulga produtos de dietas hospitalares para profissionais de saúde | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Marketing: Gabriela Motti (à esquerda) divulga produtos de dietas hospitalares para profissionais de saúde| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

O curso

Conheça algumas disciplinas da grade curricular do curso de Nutrição da Fepar, que tem duração de 4 anos

1º período: Anatomia Humana

3º período: Embriologia

5º período: Avaliação Nutricional

7º período: Estágio em Nutrição Clínica Hospitalar I

Perfil

Saiba mais sobre a profissão, que foi regulamentada em 1991:

Faculdades

Existem no Paraná 28 cursos de graduação em Nutrição, entre eles o da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), o da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o da Fepar.

Remuneração

O piso salarial para os nutricionistas de Curitiba e região metropolitana que trabalham em hospitais é de R$ 1.050, para 44 horas semanais de trabalho. Para as outras áreas de atuação, há uma indicação, no Paraná, de R$ 1.512, para 40 horas.

Engana-se quem pensa que o nutricionista trabalha apenas com a prescrição de cardápios balanceados em consultórios e hospitais. De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Evangélica do Paraná (Fepar), Sônia Regina Barbosa, o campo de trabalho é diversificado e inclui pelo menos cinco grandes áreas de atuação: alimentação coletiva, nutrição clínica, saúde coletiva, nutrição do esporte e marketing.

O nutricionista que opta pela área da alimentação coletiva pode trabalhar em restaurantes comerciais, empresas especializadas no fornecimento de refeições, hotéis, escolas, entre outros locais. "Ele está envolvido na criação dos cardápios, na aquisição dos produtos, na elaboração de planilhas de custos e no controle de qualidade dos produtos. Também faz treinamento de equipes", explica. Outra possibilidade é a atuação em indústrias alimentícias, onde desenvolve e testa produtos em cozinhas experimentais.

Na nutrição clínica, o profissional elabora dietas individualizadas de emagrecimento ou re-educação alimentar e adapta a alimentação de pacientes de hospitais aos tratamentos. Também pode atuar em instituições de longa permanência para idosos e em bancos de leite humano, responsabilizando-se pela higiene, pelo armazenamento e pela conservação da substância. "Na nutrição clínica a alimentação está diretamente relacionada ao processo de recuperação da saúde humana", afirma Sônia.

Na área da saúde coletiva, o nutricionista organiza programas de alimentação para gestantes, adolescentes e outros grupos populacionais em centros de saúde. Quem escolhe trabalhar com nutrição do esporte desenvolve dietas para melhorar o desempenho de atletas, retardando a fadiga e ajudando-os a se recuperar de uma contusão, por exemplo. Segundo a coordenadora do curso da Fepar, a atuação no setor esportivo está em expansão, assim como o marketing nutricional.

Gabriela Goissis Motti, 24 anos, conta que o trabalho de marketing exige profissionais persistentes, comunicativos e com bom humor. Formada em 2006 pela Uni­ver­sidade Positivo (UP), ela trabalha em uma empresa distribuidora de produtos médico-hospitalares. "Leva­mos o portfólio de produtos de dietas hospitalares para profissionais de nutrição que atuam dentro dos hospitais. Mostramos para qual tipo de patologia se encaixa cada produto e verificamos quais são as necessidades dos hospitais", descreve. Dentro da área de marketing também é possível coordenar pesquisas e testes, verificando a efi­ciência dos produtos.

* * * * *

Falso ou verdadeiro

Conheça mais sobre o dia-a-dia da profissão de nutricionista

Nutrição é um curso da área da Saúde?

Verdadeiro

O nutricionista analisa a relação dos alimentos com o funcionamento do organismo humano. Para isso, é preciso conhecer as doenças relacionadas ao sistema digestório e estudar disciplinas como Anatomia, Fisiologia e Histologia.

É obrigatório saber cozinhar?

Falso

Saber preparar os pratos facilita o trabalho, mas não é essencial, pois o nutricionista não coloca necessariamente "a mão na massa". Em uma cozinha, ele desenvolve tarefas como elaboração de cardápios e planilhas de custos, controle da qualidade dos produtos e treinamento de funcionários.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]