• Carregando...
André Luiz de Queiroz cursou duas graduações na PUCPR e mantém a relação com a instituição pela comunidade Alumni. | Arquivo Pessoal
André Luiz de Queiroz cursou duas graduações na PUCPR e mantém a relação com a instituição pela comunidade Alumni.| Foto: Arquivo Pessoal

SERVIÇO Participe

Se você é ex-aluno da PUCPR, pode se associar à Alumni. Uma taxa de R$ 30 é cobrada a cada dois anos. Mais informações no site http://alumni.pucpr.br. Para conhecer melhor a associação de formados em Agronomia pela UEPG, acesse www.linkedin.com/groups/Exalunos-Agronomia-da-UEPG-3716542.

Outras comunidades

Como a fundação de uma associação de ex-alunos depende em grande parte da iniciativa dos próprios egressos, nem toda universidade ou curso conta com uma entidade com esse perfil. Alguns grupos, entretanto, superam as dificuldades como a escassez de tempo e recursos dos membros, já que grande parte dos dirigentes em associações é voluntária. Outra comunidade de destaque no Paraná é a Associação de Ex-Alunos da UFPR, que, em 2012, esteve à frente de alguns eventos relacionados ao centenário da instituição. No cenário nacional, são destacadas as associações de ex-alunos da UnB, em Brasília; da Faculdade de Direito da USP; e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, também ligada à Universidade de São Paulo.

INTERATIVIDADE Tem mais?

Conhece ou faz parte de outras associações de ex-alunos? Como é a participação dos egressos? Deixe seu comentário abaixo.

Se a formatura significa um alívio e um adeus definitivo à universidade para alguns, o momento é encarado com profunda angústia por outros. Trata-se do início de uma etapa em que o recém-formado estará longe do ambiente acadêmico e dos colegas e ausente das acaloradas discussões em sala de aula. Nem sempre é preciso que isso ocorra. Associações ou comunidades de ex-alunos têm o propósito de estimular o relacionamento entre quem já se formou e abrem espaço para que o contato com a instituição continue.

É o caso da Alumni, associação de egressos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), que congrega hoje cerca de 5 mil pessoas em todo o estado. Um dos membros é André Luiz de Queiroz, 29 anos, formado em Desenho Industrial e Direito pela instituição. "Muitos universitários não percebem, mas é quando a gente sai que damos conta do quanto aquele ambiente faz falta. O motivo principal [de estar na Alumni] é dar continuidade ao relacionamento com a universidade. O restante é acessório", afirma Queiroz, associado há cerca de um ano.

Das vantagens concedidas a partir da Alumni, o uso da biblioteca é a que Queiroz mais aproveita, comparecendo ao local toda semana. Além do acervo disponível e entre outros benefícios, os associados ganham desconto na mensalidade de qualquer curso ofertado pela universidade e pagam o mesmo valor cobrado a qualquer aluno para usar a piscina e a academia da instituição. "A ideia é abrir portas. Eles viviam no câmpus e queremos oferecer a continuidade dessa experiência a eles", diz Fabiana Ayrosa Iwankiw, coordenadora do Alumni.

Networking

O caráter mais institucional da Alumni, adotado e definido pela PUCPR como um projeto estratégico, é, contudo, uma raridade no país. A maioria das associações de egressos, especialmente em instituições públicas, nasce da iniciativa dos próprios alunos e quase sempre é movimentada por voluntários.

Na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por exemplo, a Associação de Ex-Alunos do Curso de Agronomia é levada adiante por um egresso que hoje é docente na instituição. O professor Wilson Stori Venâncio conta que a associação foi criada há 25 anos, no papel, logo que a primeira turma se formou, mas somente em 2011, quando houve um reencontro desse grupo, é que a entidade passou a funcionar de fato.

Embora as atividades da associação ainda estejam em estágio inicial, o professor tem um objetivo claro para o funcionamento da associação, que deve contribuir para uma boa colocação dos ex-alunos no mercado de trabalho. "A ideia é gerar integração e uma rede de informações ativa sobre a área para os egressos", diz Venâncio. O perfil de auxílio profissional que a associação vem ganhando é exemplificado pelo espaço virtual no qual os membros se encontram, uma comunidade do LinkedIn.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]