• Carregando...
O portal brasileiro Veduca recebeu mais de 250 mil acessos desde março | Reprodução
O portal brasileiro Veduca recebeu mais de 250 mil acessos desde março| Foto: Reprodução

EXPERIMENTE!

Além de "caçar" as aulas do seu interesse no YouTube EDU, teste as ferramentas abaixo:

Portais

>>> Coursera: aulas em inglês com professores de quatro universidades dos Estados Unidos – Princeton, Stanford, Michigan e Pensilvânia.

>>> Open Culture: páginas com cursos para diferentes plataformas.

>>> Veduca: portal com 4,7 mil videoaulas de professores de 11 universidades dos Estados Unidos e Austrália, com legenda em português em algumas delas.

Aplicativo

>>> iTunes U: gratuito para iPad, iPhone e iPod touch. Dá acesso a aulas, materiais didáticos e outros recursos acadêmicos de universidades como Stanford, Yale e MIT.

Cursos gratuitos e aulas em sites de instituições:

>>> Harvard

>>> Open Yale Courses

>>> Berkeley

>>> Unicamp

É fato: o número de aulas gratuitas de professores das melhores universidades do mundo cresce vertiginosamente na internet. Dois lançamentos recentes atestam essa realidade. Em fevereiro, quatro das mais importantes instituições de ensino superior dos Estados Unidos inauguraram o www.coursera.org e, no Brasil, surgiu em março o www.veduca.com.br, que oferece, também sem nenhum custo, cursos legendados em português.

Junto da vantagem inegável da democratização do conhecimento, a possibilidade de ter acesso a uma enxurrada de informações é um verdadeiro desafio para o espírito crítico dos estudantes e à sua capacidade de não perder tempo, sabendo eleger os melhores conteúdos.

"Essas aulas servem de material muito interessante para estudos complementares e de atualização dos profissionais de diversas áreas", analisa Ricardo Antunes de Sá, professor e pesquisador da faculdade de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). "Mas teremos que aprender, como já o fazemos com outras mídias, a separar o que é bom do que é simples propaganda", continua.

Antes de mergulhar de cabeça e ter uma overdose de aulas com profissionais de Harvard, MIT, Stanford etc., para aproveitar melhor as informações, é bom pesquisar o perfil da instituição e do professor que ministra a aula, além de relacionar os conhecimentos recebidos com outras fontes. "É preciso levar em consideração que o professor/pesquisador está falando de uma dada cultura. Embora trate de assuntos científicos, parte de uma dada concepção de mundo, de sociedade, de escola, de cultura etc.", afirma Sá.

Sucesso

O portal brasileiro Veduca é o primeiro de muitos canais do estilo que devem aparecer nos próximos anos. Desde março, o site recebeu mais de 250 mil acessos. O grande serviço prestado pela equipe de Carlos Souza, engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e um dos responsáveis pelo site, é a colocação de legendas em português nas aulas. "Com esse recurso podemos chegar à grande massa de brasileiros que ainda não fala inglês", comemora.

Para o empresário, o Veduca é uma grande instrumento para tentar resolver o atraso das universidades brasileiras. E, o próximo passo, será colocar também cursos renomados de instituições nacionais. "Para melhorar o país é necessário apostar em educação. Por isso, acreditamos que não vamos nos arrepender desse investimento", finaliza.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]