• Carregando...

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) decidiu manter abertas as matrículas para o curso de Jornalismo para os aprovados no último vestibular. A oferta das vagas, porém, foi classificada como "irregular" pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira (14).

O problema, segundo a assessoria do MEC, é que a suspensão do vestibular para o curso só poderia ser revertida ao longo deste ano ou ainda em 2015, já que seria um processo demorado e que depende de novas visitas e de avaliação do curso. Portanto, os aprovados no último vestibular, de acordo com o MEC, devem optar pela graduação em outra instituição ou escolher outro curso dentro da UFPR.

As matrículas para os cursos da UFPR começam no próximo dia 28. A expectativa da universidade é de que a situação do curso de Jornalismo se reverta antes disso, já que está negociando a revogação da medida com as secretarias de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) e de Educação Superior (Sesu), ambas ligadas ao MEC. No entanto, conforme a assessoria do ministério, a medida cautelar que suspendeu o vestibular só deixaria de valer com as novas avaliações.

Em nota divulgada esta semana, a universidade disse que os aprovados podem "ficar tranquilos" porque "todas as medidas que estiverem ao alcance da universidade serão tomadas em favor dos novos alunos."

Suspensão

O vestibular para Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UFPR foi suspenso pelo MEC em dezembro do ano passado, após os cursos terem ficado abaixo da média no Conceito Preliminar de Curso (CPC), parte integrante do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

O curso de Publicidade e Propaganda foi liberado a receber novos alunos depois de uma visita de avaliadores do ministério. A nota dos dois cursos ficou abaixo da média, mas com uma diferença: a tendência da nota de Jornalismo era de continuar caindo, ao contrário da do outro curso.

A UFPR culpa o boicote dos alunos às provas do Enade pela nota baixa, apesar o CPC ser formado também por outros componentes, como o desempenho do corpo docente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]