• Carregando...

O MEC (Ministério da Educação) suspendeu o vestibular de duas universidades do Rio de Janeiro por irregularidades na gestão administrativa e acadêmica. A decisão foi publicada na edição de hoje do "Diário Oficial da União" e atinge a Universidade Gama Filho (UGF) e o Centro Universitário da Cidade (UniverCidade), ambas mantidas pela Galileo Administração de Recursos Educacionais.

De acordo com a publicação, as universidades ainda estão proibidas de abrir novos cursos e ampliar o número de vagas. A decisão ainda prevê a suspensão das transferências, bem como o início das atividades letivas de novas turmas dos cursos de graduação e pós-graduação.

Segundo a portaria assinada pelo secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Jorge Rodrigo Araújo Messias, estão suspensos também os novos contratos do Fies (Financiamento Estudantil) e a participação das universidades em processo seletivos de bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) e do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

Dentro de 15 dias a Galileo Administração de Recursos Educacionais precisa apresentar uma planilha, em formato digital, com informações detalhadas sobre os cursos de graduação e pós-graduação. A nota publicada no "Diário Oficial" ainda obriga a mantenedora a comunicar a decisão aos alunos, professores e funcionários por meio de aviso junto à sala de professores, secretaria de graduação e, se existente, por sistema acadêmico eletrônico.

Com a instauração do processo administrativo, as duas instituições têm o prazo de 15 dias para a apresentação de defesa e de 30 dias para recorrer das medidas cautelares impostas. Até o momento, as universidades não comentaram o assunto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]