• Carregando...
 | Infografia / Gazeta do Povo
| Foto: Infografia / Gazeta do Povo

Estudantes de ao menos cinco câmpus de Curitiba ganharam na semana passada uma nova opção de transporte para ir e voltar das aulas. A extensão do percurso do extinto ônibus Raquel Prado/PUC deu origem à nova Linha Universidades. A reestruturação feita pela Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) colocou na rota – além da PUCPR, no Prado Velho, e do Unicuritiba, no Rebouças – os câmpus Jardim Botânico, Centro Politécnico e o Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR.

Com a expansão do percurso de 13 para 22 quilômetros, a nova rota ganhou o reforço de mais um veículo. Agora são quatro ônibus médios – com capacidade para 40 passageiros sentados e sem cobrador – circulando pelo trajeto (veja o infográfico). A estimativa da Urbs é de que um veículo parta do ponto inicial da linha, na Rua Raquel Prado, no Bom Retiro, a cada 22 minutos.

A Linha Universidades funcionará normalmente das 5h20 em dias úteis até as 14 horas de sábado. A partir deste horário, e também em domingos e feriados, os ônibus rodam com o nome Raquel Prado e interrompem o trajeto na Rua José Loureiro, quando os veículos passam pela Avenida Marechal Floriano e voltam ao Bom Retiro.

De acordo com a Urbs, a previsão é de que a linha passe a atender 3 mil passageiros em dias úteis – antes, essa marca era de 1,8 mil. Além disso, há a possibilidade de aumentar o número de carros em dias e horários com maior demanda.

Repercussão

A integrante da Prefeitura da Cidade Universitária da UFPR Anna Rita de Souza aprovou a novidade. "Muitas vezes, a população universitária precisa fazer conexões com outras linhas para chegar até ao Centro Politécnico ou ao Jardim Botânico. Agora o trajeto da viagem ficará mais rápido", diz.

Rafael Demczuk, estudante de pós-graduação no câmpus Jardim Botânico, reforça que, além da economia de tempo, há maior comodidade para carregar materiais e computador para as aulas e faz uma ressalva: "No meu câmpus, alunos precisam se deslocar até outros pontos de ônibus e têm problemas no caminho, como assaltos. Creio que essa situação é espelhada nas demais instituições e merece atenção por parte dos responsáveis".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]