• Carregando...
 | Benett / Gazeta do Povo
| Foto: Benett / Gazeta do Povo

Leitura

No livro Nos bastidores da sala de aula (editora InterSaberes), o professor universitário Carlos Roberto Bacila relata experiências próprias vividas como aluno e professor. No final de cada capítulo, o autor oferece ferramentas para que o professor melhore suas condições de ensino. "Não tenho o compromisso de discutir teorias pedagógicas, mas mostrar formas práticas de ação. A consequência é a melhor compreensão do aluno." O livro será lançado em 5 de junho, às 19 horas, nas Livrarias Curitiba do ParkShopping Barigui.

Aprimoramento

Mesmo quando a universidade não oferece auxílio para interpretar a avaliação, o professor tem condições de se aprimorar por conta própria. "Não é uma tarefa fácil", alerta o especialista Tadeu Da Ponte. Ele dá duas dicas importantes para o docente entender o resultado da avaliação e se atualizar. A primeira é conversar com os alunos, não com a intenção de tirar satisfação, mas debatendo as questões da avaliação. A segunda é pedir para os alunos um feedback por escrito com indicações de algo bom feito em aula, algo que não deveria ser feito e uma sugestão do que fazer. Segundo ele, os resultados sempre são positivos.

 |

Processo da UTFPR será revisto

Antônio Costa/ Gazeta do Povo

Na Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), os estudantes avaliam os professores duas vezes ao ano, no final de cada semestre letivo, em um sistema on-line. Segundo a professora Sonia Ana Leszczynski (foto), presidente da Comissão Pedagógica, a grande quantidade de formulários dificulta a análise dos dados. "É de responsabilidade do coordenador do curso [dar o feedback]. Caso haja necessidade, ele recorre à comissão, que tem por objetivo analisar os resultados, socializá-los e propor ações para melhorias nos processos pedagógicos." A partir da demanda vinda dos alunos, uma nova comissão fará uma revisão no instrumento de avaliação, podendo modificar a linguagem ou ampliá-lo.

Obrigação

A Lei nº 10.861, de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) diz que toda instituição, pública ou privada, deve constituir uma Comissão Permanente de Avaliação (CPA). O objetivo é conduzir os processos de avaliação internos da instituição, além de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Inep. A crítica dos especialistas é de que as avaliações ocorrem de maneira parcial e não sistematizada. O ideal é que os professores saibam como funciona o processo de avaliação ao entrarem na universidade. "Tudo tem de ser explicitamente colocado, tem de ser transparente. Os professores têm de saber exatamente o que está sendo exigido e quais os critérios de avaliação", reforça o vice-presidente da Abave, Robert Verhein.

INTERATIVIDADE

E você?

Como os professores são avaliados na sua universidade? O processo tem algum efeito positivo? Deixe seu comentário abaixo.

Avaliar o desempenho de docentes nas universidades traz benefícios inegáveis para o processo de ensino-aprendizagem. Contudo, por mais que existam vários instrumentos de acompanhamento, nem sempre eles são aplicados de maneira adequada. O feedback é uma etapa essencial para que o processo seja eficiente, o que não ocorre na grande maioria das instituições, segundo especialistas.

Os mecanismos de avaliação de ensino mais comuns em universidades públicas e privadas contam com a participação de alunos, pares e do professor avaliado (na autoavaliação). Independentemente do método, o feedback deve fazer parte do sistema. O empresário Bill Gates, que financia diversos estudos para desenvolver um melhor sistema de avaliação do ensino, defendeu, em artigo publicado no The New York Times, que os testes devem ser usados para que o professor receba um feedback e entenda os aspectos positivos e as deficiências de sua aula.

Sem devolutivas, as avaliações tornam-se uma formalidade e deixam de surtir efeito sobre o aprimoramento do professor. O retorno não pode ser limitado para que a eficácia não se perca. O feedback deve ser informativo. "Apenas entregar o resultado para o professor não é suficiente. É preciso ter alguém que trabalhe exclusivamente com esse processo para interpretar os resultados e passá-los para o professor de forma construtiva, para que ele possa aproveitá-los para melhorar o seu desempenho", pondera o vice-presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave), Robert Verhein.

Para Verhein, a falta de feedback adequado é o principal problema para melhorar o ensino no Brasil. Ele lembra que no exterior, como nos Estados Unidos, há centros específicos nas universidades que dão auxílio e oferecem recursos didáticos para ajudar no aprimoramento no professor. "Se o resultado não chegar ao professor de forma que promova esse aprimoramento, não serve para nada", afirma o especialista em Avaliações Métricas Educacionais e diretor-geral do instituo de avaliação Primeira Escolha, Tadeu Da Ponte.

Dificuldades

Apesar da exigência, dar e receber feedback não é tarefa fácil. Necessita preparo e acompanhamento. Da Ponte cita como exemplo o programa de observação de aulas por pares promovido pelo Insper, em São Paulo, desde 2005. "Para que o programa fosse bem sucedido, no começo, preparamos os professores sobre dar e receber feedback. Depois que eles receberam a ferramenta e a preparação, o programa deslanchou, ficou muito mais fácil."

Boa postura em sala de aula conta pontos

No Centro Universitário Cesumar (Unicesumar), em Maringá, os professores e o processo de ensino são avaliados por um método "instantâneo", aplicado há quatro anos na instituição. Nesse sistema, professores e alunos são avaliados pela postura que adotam durante a aula.

Duas vezes por mês, os coordenadores de curso fiscalizam as salas de aula a partir de uma observação a distância. "É uma avaliação muito rápida, por isso instantânea. Ele não entra na sala, apenas analisa a postura pelo vidro [das portas]", explica o reitor Wilson de Matos Silva. Durante a avaliação, todos devem estar em estado de alerta, que, segundo Silva, é o estado de aprendizagem. "Como aprender é um processo cognitivo, o aluno deve estar em estado de alerta. Quando o corpo está ativo, o cérebro também está. E o professor deve estar em posição de ensino."

Os alunos devem estar sentados com musculatura ereta, apoiados no encosto da cadeira e com os dois pés no chão. O professor deve estar em pé, circulando pela sala e se comunicando. O coordenador avalia a aula pelos itens bom, médio e ruim e, quando há persistência do estado ruim, o professor é chamado para um treinamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]