• Carregando...
 |
| Foto:

7 doses

de bebida alcoólica é a quantidade ingerida por universitários curitibanos em uma mesma ocasião. Isso está acima da média considerada aceitável pela Organização Mundial de Saúde, que é de quatro doses para mulheres e cinco para homens.

A maioria dos universitários curitibanos – precisamente 76% – dirige depois de beber. A constatação foi feita pela psicóloga Marina de Cuffa durante a pesquisa para sua dissertação de mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), que investigou o comportamento de estudantes do ensino superior em relação à combinação de bebida e direção.

"O principal motivo de os estudantes beberem antes de dirigir é a influência dos amigos, pois são eles que decidem quem vai assumir o volante", explica Marina. A pesquisa também revela que os homens são os que mais têm esse comportamento de risco, pois acham que é menos provável que aconteça algum acidente depois de beber. De acordo com Marina, eles não se importam tanto com a punição, pois acham difícil serem parados em alguma blitz.

Outro dado preocupante é que os universitários curitibanos bebem sete doses de bebida alcoólica em uma mesma ocasião, o que está acima da média considerada aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de quatro doses para mulheres e cinco para homens.

Fatores

Entre os principais fatores que levam os jovens a exagerarem na bebida estão o início do consumo de álcool muito cedo – por volta dos 12 anos –, a visão de que a bebida simboliza a entrada na vida adulta e a influência de propagandas que criam uma imagem da bebida como algo positivo e necessário. "Outra pesquisa que realizamos no Departamento de Psicologia mostrou que os estudantes também acreditam que a bebida alcoólica facilita a conversa com pessoas do sexo oposto e faz com que se sintam relaxados, descontraídos e incluídos no grupo", diz a pesquisadora.

A pesquisa ouviu 386 alunos dos cursos de Medicina, Psicologia, Administração, Informática, Engenharia Me­­cânica, Ciências Con­­tá­­beis, História e En­­ge­­nharia Civil de várias universidades de Curitiba. O trabalho, que será defendido no final deste mês, faz parte da linha de pesquisa Psicologia do Trânsito: Avaliação e Prevenção e teve a professora Alessandra Bianchi como orientadora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]