• Carregando...
 | Ilustração: Benett / Gazeta do Povo
| Foto: Ilustração: Benett / Gazeta do Povo

Seis revistas acadêmicas brasileiras foram suspensas da publicação do índice do fator de impacto por um ano por apresentarem irregularidades no uso de citações. A decisão foi tomada no relatório anual da Thomson Reuters, o Journal Citation Reports (Relatório de Citações em Publicações), referente às publicações de 2012 e lançado em agosto de 2013.

Além disso, as publicações foram retiradas por tempo indeterminado da plataforma de divulgação Webqualis, sistema ligado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Segundo o relatório, a Revista Associação Médica Brasileira, a Clinics, o Jornal Brasileiro de Pneumologia e a Acta Ortopédica Brasileira tinham um acordo de citarem umas às outras nos artigos acadêmicos publicados. As citações cruzadas elevam o fator de impacto, atraindo a publicação de pesquisas relevantes e aumentando ainda mais o fator.

Além das quatro, as revistas Planta Daninha e Revista Brasileira de Zootecnia também constaram na lista, mas por autocitação excessiva. Outras 60 revistas internacionais também tiveram o fator de impacto suspenso por irregularidades no uso de citações.

Segundo Edilson Sérgio Silveira, pró-reitor de pós-graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o esquema de citações cruzadas é prejudicial para a qualidade da divulgação científica.

"A publicação em revistas é a demonstração de um resultado de pesquisa que deve ampliar a fronteira do conhecimento. Essa divulgação é extremamente importante e, para as instituições públicas, é uma maneira de mostrar o que está sendo feito com o orçamento. Ações irregulares prejudicam enormemente esse processo", explica.

Para Bruno Caramelli, editor da Revista Associação Médica Brasileira, a decisão da Thomson Reuters de retirar as publicações do sistema Webqualis não foi adequada. "A partir do momento em que essas revistas são retiradas do sistema, todo e qualquer pesquisador brasileiro deixa de procurá-las para publicar o seu trabalho.

Estamos detectando uma queda na submissão e nos artigos já aprovados, que os autores estão pedindo para retirar", explica Bruno.Já a Plantas Daninhas alegou que o excesso de autocitação (o máximo aceitado para autocitação é de 30% do total) não foi um ato de má-fé, mas sim uma referência ao que já foi publicado na área no Brasil. As outras revistas não responderam até o fechamento da edição.

Fator de Impacto

O fator de impacto é a medida das vezes que um artigo foi citado em outras publicações relevantes e é um dos medidores da qualidade das revistas acadêmicas. As citações irregulares interferem negativamente nesse ranking.

>>> Frase:"O que as revistas tentaram fazer é um atalho para aumentar o sucesso medido pelo número de citações que levam a elas. Quando isso é combinado, é artificial, cria uma medida de sucesso fictícia." Edilson Sérgio Silveira, pró-reitor de pós-graduação UFPR

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]