Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Arquitetura

Um museu para Poty Lazzarotto

Projeto acadêmico propõe nova construção no Alto São Francisco para abrigar instituto dedicado ao artista paranaense

Imagem do projeto mostra qual seria a localização do Instituto Poty Lazzarotto |
Imagem do projeto mostra qual seria a localização do Instituto Poty Lazzarotto (Foto: )
 |

1 de 4

 |

2 de 4

 |

3 de 4

 |

4 de 4

Poty Lazzarotto é um artista tão importante para Curitiba que merece ter seu próprio museu. É o que propõe o arquiteto recém-formado Arthur Brizola, que elaborou como trabalho de conclusão de curso um projeto do que poderia ser o Instituto Poty Lazzarotto.

Brizola conta que a ideia surgiu depois de uma visita a Porto Alegre, onde conheceu o prédio dedicado a Iberê Camargo, importante artista plástico gaúcho. "Percebi que a obra de Poty, prestigiada pelo mundo, não conta com um espaço em Curitiba onde se possa estudar e aprender sobre sua arte", diz.

Para embasar sua pesquisa, ele foi atrás de pessoas próximas do artista. Entre outras fontes, conversou com o ex-prefeito Rafael Greca e com o irmão do artista, João Lazzarotto.

O projeto é bastante detalhado e define, inclusive, qual deveria ser o terreno para a construção do possível museu. O lugar ideal seria em frente a Praça João Cândido, no Alto São Francisco, parte de Curitiba pela qual Poty sempre mostrou especial apreço.

Fora do papel

A simplicidade da estrutura e da fachada faria referência às características da obra de Poty. "Há prismas que são recortados, gerando acessos, balanços e fenestrações, numa interpretação da obra do artista que mantém um traço simples, no entanto, bastante expressivo", explica Brizola. O arquiteto revela que pretende apresentar o projeto ao poder público para torná-lo realidade, contando com a intermediação do irmão do artista.

Mais imagens do projeto

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.