• Carregando...

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) se reunirá novamente nesta quarta-feira (24) pela manhã para discutir a greve de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes da instituição. No encontro, o Cepe deve homologar a decisão do reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, que na semana passada determinou o adiamento das aulas por tempo indeterminado.

Os servidores da UFPR estão em greve desde o dia 15 de junho. No dia 4 de agosto, o movimento ganhou a adesão do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que em assembleia com cerca de 500 alunos decidiu aderir à paralisação. A manifestação também é apoiada pelos professores: desde a última sexta-feira (19), os docentes da UFPR estão oficialmente em greve.

RU

O Restaurante Universitário da UFPR está fechado desde o início do movimento. Na sexta-feira passada, cerca de 50 alunos ocuparam a pró-reitoria de Assuntos Estudantis cobrando uma solução para o impasse.

Eles fizeram questão de esclarecer que não são contra a greve, mas exigem uma alternativa à alimentação subsidiada no restaurante da universidade. Os estudantes lembraram que, em 2009, durante o surto da gripe H1N1, o RU também permaneceu fechado e os bolsistas receberam alimentos nas residências universitárias.

Segundo a assessoria de imprensa da Federal, a reitoria estuda a possibilidadede contratação emergencial de servidores terceirizados para reabertura do RU.

Exceções

Embora diversos serviços estejam paralisados, algumas atividades continuam em funcionamento na UFPR, como as aulas no câmpus Litoral da universidade. Em Curitiba, o curso de Medicina também manteve o calendário acadêmico. As aulas do curso de Direito, que estavam sendo ofertadas normalmente, foram suspensas por decisão do Cepe.

O prazo de incrições para o vestibular também foi mantido, assim como as datas da Feira de Cursos e Profissões, agendada para os dias 2, 3 e 4 de setembro. Segundo a assessoria de imprensa da UFPR, os cursos de especialização, mestrado e doutorado também devem prosseguir com o calendário estabelecido previamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]