• Carregando...

Os servidores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em greve desde o dia 11 de junho, confirmaram em assembleia nesta quinta-feira (23) que voltarão ao trabalho na segunda (27). Na terça-feira (21), o sindicato da categoria aprovou a oferta do governo de reajuste salarial de 15,8% – dividido em três parcelas a serem pagas até 2015 – e o atendimento a outras reivindicações relacionadas à carreira e às condições de trabalho.

Durante a greve dos servidores, o Hospital das Clínicas da UFPR ficou com 50% da capacidade de atendimento comprometido. Os transplantes de medula óssea feitos no Serviço de Transplante de Medula Óssea (STMO) também foram prejudicados. Um acordo firmado no último dia 10 entre o Ministério Público Federal (MPF) e o Sinditest, sindicato dos técnicos da instituição, que determinava a volta de sete trabalhadores ao setor para dar continuidade aos atendimentos, não deu resultado e a situação só deverá ser regularizada na segunda.

Os técnicos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) também já aceitaram a oferta do governo e decidirão em assembleia no dia 28 (terça-feira) quando retornarão ao trabalho. Já os servidores da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) ainda permanecem em greve por tempo indeterminado, esperando resposta a problemas locais. No caso da UTFPR, os servidores querem redução na jornada de trabalho, de 40 para 30 horas, e melhores condições de trabalho.

Orçamento

De acordo com o Ministério do Planejamento, a proposta feita pelo governo aos servidores implicará em um impacto orçamentário de R$ 2,9 bilhões, e, caso assentida, deve ser incluída no Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2013.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]