• Carregando...
Jair Postai Junior e Alexandre Macedo fazem parte da turma de Design Gráfico, que teve de encontrar garagens vagas para acumular o material arrecadado. | Marcelo Andrade / Gazeta do Povo
Jair Postai Junior e Alexandre Macedo fazem parte da turma de Design Gráfico, que teve de encontrar garagens vagas para acumular o material arrecadado.| Foto: Marcelo Andrade / Gazeta do Povo

Ração

Alunos do curso de Veterinária da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) também inovaram no trote neste ano. De 14 a 19 de fevereiro os estudantes promoveram uma campanha para arrecadar ração de cães e gatos, destinada a ONGs de proteção animal. A cada 5 quilos de ração entregues, os doadores receberam um convite para o show da dupla sertaneja Conrado e Aleksandro. Segundo o veterano Eduardo Ferraz, a ação teve um retorno muito positivo por parte dos calouros. "Teve gente que doou saco de ração de 15 quilos", comenta o estudante. No fim da campanha, foram arrecadados 250 quilos.

Participe!

Quem quiser doar lixo eletrônico e contribuir com os calouros do Unicuritiba deve entrar em contato com o Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmica pelo telefone (41) 3213-8751.

Calouros do Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba) estão à caça de acessórios de informática e eletrônicos velhos que ninguém mais usa e acabam entulhados em um canto. A ação é motivada pela Ecogincana, um tipo de trote sustentável que reúne 24 das 27 turmas de recém-chegados à instituição. O material arrecadado será entregue à Associação de Catadores de Resíduos Sólidos (Resol), de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.

Em anos anteriores, cada curso ficava responsável pelas próprias ações de solidariedade, mas, desta vez, segundo a professora Cíntia Rubim, supervisora do Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmica, a instituição propôs que todos se unissem em uma única iniciativa. A resposta positiva surpreendeu os organizadores. "A princípio, faríamos a pesagem dos materiais em um dia só, mas tivemos de dividir em dois finais de semana. Para um programa que depende de voluntários, o volume de interessados em participar foi surpreendente", diz a professora. As pesagens foram agendadas para o próximo sábado, no caso das turmas da manhã, e dia 29 de março, para os alunos da noite.

Prêmio

Além de contribuírem com famílias de Colombo, que dependem do trabalho da associação, todos os participantes que comparecerem à pesagem ganharão 10 horas de atividades complementares no currículo. A turma vencedora levará 30 horas. O acúmulo de horas em atividades extracurriculares é obrigatório para os alunos de todos os cursos do Unicuritiba. A quantidade exigida varia de 268 a 500 horas, dependendo da graduação.

Entre os competidores, há quem tenha recorrido a garagens vagas para armazenar o que já foi arrecadado. A equipe de Jair Postai Júnior, 30 anos, do curso de Design Gráfico, cogita o uso de caminhonetes para carregar as tevês, caixas de som e acessórios de computador angariados nas últimas semanas. "Ajudamos a quem precisa e ainda ganhamos as horas necessárias. É uma forma de unir o útil ao agradável", diz Postai.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]