• Carregando...
 | Reprodução
| Foto: Reprodução

Interatividade

Você conhece alguma iniciativa que esteja mexendo com o mundo acadêmico? Escreva paravidauniversitaria@gazetadopovo.com.br

Criado em 2010 como fruto de um trabalho de conclusão de curso, o site Carona Universi­tária fez tanto sucesso no Rio de Janeiro que seus fundadores resolveram, em menos de um ano, ampliar as atividades.

Com a missão original de viabilizar a prática da carona entre estudantes que morassem perto uns dos outros, o agora chamado Cardume Universitário oferece serviços como achados e perdidos, divulgação de vagas de emprego e classificados em geral.

As opções acrescentadas são simples, sem nenhuma grande inovação, mas parece ser justamente a simplicidade bem organizada o que tem atraído univesitários cariocas ao site. Segundo Fábio Fonseca, um dos sócios-fundadores, o número de alunos cadastrados já passa de 2 mil e eles não vêm só da UFRJ, onde o projeto nasceu. Estudantes de sete instituições, de diferentes pontos da cidade, usam o Cardume para fazer pequenos negócios e combinar quem busca quem, onde e em que dia da semana.

"Depois do Carona passamos a observar que outras carências podíamos suprir, então mudamos o nome para algo a ver com coletividade, mas sem que precisássemos mudar o domínio", explica Fonseca, referindo-se ao endereço www.caruni.com.br.

O Cardume Universitário é totalmente gratuito e, apesar do sucesso, ainda não é usado para gerar renda, o que o deixa livre de propagandas. O único pré-requisito é possuir um e-mail institucional que comprove que o usuário é universitário. A exigência é valorizada pelos fundadores, já que transmite segurança a quem combina carona com pessoas que não conhece pessoalmente.

Embora a grande maioria dos usuários seja moradora da cidade do Rio de Janeiro, Fonseca enfatiza que a plataforma pode ser usada por grupos de estudantes de qualquer lugar e deixa o convite para que universitários de Curitiba também se cadastrem e façam parte do Cardume.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]