• Carregando...

Publicado em 1895, o livro conta a história da paixão homossexual do marinheiro negro Amaro, o "Bom-Crioulo", pelo jovem Aleixo. Os dois se conhecem em uma embarcação e, depois de algumas peripécias, ficam juntos. Passa o tempo e Aleixo trai Amaro com uma mulher mais velha, que o seduz. Amaro descobre a "traição" e mata o rapaz.

Assista à análise em vídeo, feita pelo professor João Amálio Ribas

Sendo um livro naturalista, o texto apresenta sem eufemismos os subúrbios sórdidos do Rio de Janeiro, no final do século XIX. Além do homossexualismo, o livro aborda a vida difícil dos marinheiros daquela época, com trabalho duro e torturas.

Tempo e espaçoA história acontece em dois lugares, na corveta, o barco onde trabalhavam Amaro e Aleixo, e na Rua da Misericórdia, na periferia do Rio de Janeiro.

Ideias importantes- O livro defende a tese do determinismo. Os personagens não são livres para seguir condições diferentes daquelas em que estão.

- Caminha, com o texto, quer criticar a sociedade da sua época, a qual considerava hipócrita.Fonte: João Amálio Ribas, professor em Curitiba do Acesso e do Bom Jesus e, em Ponta Grossa, dos colégios Marista e Sagrada Família.

Livros UFPR 2011/2012 | 12:34

Publicado em 1895, o livro conta a história da paixão homossexual do marinheiro negro Amaro, o "bom crioulo", pelo jovem Aleixo. Assista à análise do professor João Amalio Ribas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]