• Carregando...

Dúvidas

Algumas respostas a dúvidas sobre o Enem:

Como os resultados do Enem serão usados para seleção de ingresso em Instituições de Ensino Superior?

Podem ser usados para seleção total ou parcial de vagas em Instituições de Ensino Superior (IES), públicas, estaduais, federais ou privadas.

Como será esse processo?

O Inep encaminhará os dados e resultados dos candidatos do Enem 2010 à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC) para uso pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de acordo com os critérios, diretrizes e procedimentos definidos em edital próprio da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC) e das Instituições de Ensino Superior que aderirem ao Sisu. A inscrição do candidato no Sisu ou em processo seletivo de Instituição de Ensino Superior pública ou privada que tenha solicitado ao Inep, formalmente, os resultados do Enem, caracterizará o formal consentimento do candidato para o uso das informações e notas do Enem 2010.

O Enem continua sendo usado para a seleção no ProUni?

Sim, a nota obtida no exame continua sendo usada para fornecer bolsas de estudos parciais ou integrais, em instituiçoes privadas de ensino, a candidatos que atendam as exigências socioeconômicas.

Os quase 230 mil candidatos paranaenses que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste final de semana devem ter atenção redobrada ao verificar o local em que irão fazer as provas. Em todo o país, 4,6 milhões farão as provas. Alguns cartões de confirmação de inscrição com o endereço de onde o exame será aplicado foram impressos com erros de digitação. Em Curitiba, pelo menos quatro dos 21 locais estavam com o endereço incompleto ou errado, conforme apuração da Gazeta do Povo e reclamações de alunos.

Em alguns casos, o erro só foi descoberto quando o candidato conferiu o endereço enviado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e se deparou com duas informações diferentes. Foi o que ocorreu com a jornalista Silvia Calciolari. Mesmo conhecendo a Faculdade Radial, no Cristo Rei, local onde sua filha Sofia vai prestar o exame, ela resolveu confirmar pela internet o endereço apresentado no cartão e encontrou a localização em um bairro distante. "Pelo menos eu já conhecia o lugar, mas como fica quem não conhece onde vai fazer a prova?", questiona. Assim que verificou o erro, Silvia entrou em contato com a escola onde Sofia estuda para alertar os outros pais de vestibulandos e se certificou pessoalmente do lugar certo.

O estudante Pedro de Castro também verificou que a informação presente em seu cartão de provas estava errada. Ao confirmar o endereço da Faculdade Facet, onde vai fazer a prova, ele percebeu que o número do edifício na rua estava incompleto, mostrando apenas "70" ao invés de "470". "Liguei para a faculdade para confirmar e eles disseram que outras pessoas também perceberam o erro", conta.

Em contato com as instituições que irão sediar as provas em Curitiba, a reportagem da Gazeta do Povo constatou que ainda estão errados os endereços da Uni­versidade Positivo (UP) e da Fa­­culdade Opet no bairro Rebouças. O bairro da UP foi apontado como Cidade Industrial de Curitiba enquanto o correto é Campo Comprido. Na Opet a atendente não soube especificar o erro reclamado pelos alunos.

Confirmação

O Inep afirma que não recebeu nenhuma reclamação formal desta natureza, mas orienta os alunos com dúvidas em relação aos endereços dos locais de prova a consultarem o site www.enem.inep.gov.br ou entrarem em contato pelo telefone 0800-61-6161. Nos casos em que o erro é de digitação, o ideal é considerar todo o contexto da informação, como CEP e bairro do local apresentado no cartão.

Serviço:

Realização das provas:

Hoje, dia 6, das 13 às 17h30

Amanhã, dia 7, das 13 às 18h30

Portões de acesso:

Abertura: 12 horas – fechamento: 12h55.

O que é necessário levar:

Documento de identificação original (Carteira de identidade, Carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação ou Passaporte).

Cartão de confirmação da inscrição (enviado pelos Correios e disponível no site do Inep).

Caneta preta (não serão permitidos lápis, borrachas e equipamentos eletrônicos).

Gabaritos e resultados:

Estarão disponíveis no site do Inep (www.inep.gov.br) até dois dias úteis após a realização das provas. Os resultados das provas serão divulgados até o dia 15 de janeiro de 2011.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]