• Carregando...

A Gazeta do Povo realizou nesta terça-feira (22) um bate-papo on-line sobre a Redação do Enem. O chat contou com a presença de Sérgio Degrande Júnior, professor de Redação do Curso Dom Bosco.

Veja abaixo o vídeo de como foi o bate-papo com o professor Sérgio Degrande Júnior.

Entre os assuntos que foram abordados, estão os temas que poderão cair no Enem, como fazer uma boa redação, a importância de caprichar na letra, quais critérios serão avaliados e como estudar nesta reta final para a prova.

Confira algumas dicas dadas pelo professor para a prova da redação do Enem 2012:

TEMAS

> Cai no Enem é aquilo que sai nos meios de comunicação. O tema deverá versar sobre uma linha social (o que está saindo nos jornais), cultural (a importância da leitura, a influência da Internet, a fronteira entre o público e o privado, etc.) ou científica (a importância do pré-sal, os combustíveis, etc).

> Dificilmente aparecerão temas filosóficos (a morte, a felicidade, etc) ou comportamentais.

> Temas sobre o meio ambiente já apareceram três vezes no Enem e, até hoje, não saíram temas polêmicos, como legalização de drogas.

O QUE É NECESSÁRIO FAZER

> O candidato será avaliado pela capacidade de intervir em um determinado problema, propondo soluções que possam ser colocadas em prática, exequíveis.

ESTRUTURA BÁSICA DA REDAÇÃO DISSERTATIVA-ARGUMENTATIVA

1) Introdução (primeiro parágrafo): apresentar a sua tese sobre o tema proposto.

2) Argumentação (segundo, terceiro e, talvez, quarto parágrafos): provar a sua tese; dando justificativas e problematizando. Por exemplo, se o tema é sobre a vida dos empregados domésticos e a sua tese é a de que o Brasil deve respeitar qualquer tipo de trabalho, principalmente aqueles de estilo braçal, o aluno pode, na argumentação, fazer análises, dar dados e problematizar dizendo, por exemplo, que os brasileiros não tratam bem esses profissionais no cotidiano. Dá para fazer citações, alusões históricas, exemplificar, etc.

3) Concluir com uma proposta de intervenção (último parágrafo): dar uma solução ao problema, cuidando para que sua proposta respeite os direitos humanos e que seja algo possível de ser colocado em prática.

TAMANHO IDEAL

> De 24 a 30 linhas, mas a redação é anulada apenas se tiver menos de 7 linhas. Se o candidato, no entanto, fizer com menos de 20 linhas, o examinador pode entender que o autor do texto tem dificuldades para expor ideias e, com isso, diminuir a nota final.

LETRA

> Tem de ser legível. O candidato pode usar letra de forma desde que fique claro quais são maiúsculas e minúsculas.

TÍTULO

> O título é facultativo, a não ser que o enunciado da questão o exija. Mas o professor aconselha colocar um título, pois, "do contrário, parece que está faltando alguma coisa". Muitas vezes, um título bem feito aumenta a nota do aluno. O candidato deve evitar títulos grandes.

NÃO USAR GÍRIAS OU PALAVRAS DE BAIXO CALÃO

> O aluno deve usar a norma culta da língua, sem ser rebuscado. Os estrangeirismos devem ser usados apenas nos casos em que não houver uma palavra correspondente em português, com bom senso. Exemplos: "shopping" pode ser usado, mas não "delivery" – neste último caso, prefira "entrega em domicílio" ou uma construção similar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]