• Carregando...

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 recebeu até as 17h desta terça-feira (13) 1 milhão de inscrições, segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Filho (Inep). Os estudantes têm até as 23h59 do dia 23 de maio para se inscrever. A expectativa do Inep, que organiza as provas, é de que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam no exame este ano. A nota do teste é utilizada como critério para acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior, e do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Ao longo desta terça-feira (13), alguns candidatos reclamaram de problemas para efetuar a inscrição. No Twitter, um aluno disse que tentou fazer sua inscrição após as 22h30 de segunda-feira (12), primeiro dia de inscrições, e não conseguiu. Outra candidata afirmou, em tom irônico, que não conseguia completar o procedimento de inscrição mesmo depois de responder "até mesmo sobre o número de aspiradores de pó" que possui em casa. Em mais um caso, um candidato disse estar tentando fazer a inscrição desde as 9h da manhã, sem sucesso. Segundo ele, foram 17 tentativas até agora.

A assessoria de comunicação do Inep orienta os concorrentes para que continuem tentando em caso de falhas para concluir o procedimento. Segundo o órgão, "o sistema está normal" e os registros de queixas seriam "pontuais". "Também estamos monitorando as redes sociais, fizemos testes e está tudo indo bem", garante o instituto via assessoria. O Inep ainda orienta as pessoas a aproveitarem os horários de baixa procura e que, principalmente, não deixem para se inscrever no último dia - 23 de maio.

A preocupação do órgão e do MEC é grande nesse sentido, para tentar evitar o que aconteceu no ano passado. No último dia, foram nada menos que 1,7 milhão de inscrições num universo total de 7,2 milhões realizadas, conforme informa o órgão. Quem esperar para o período final, enfrentará um problema a mais com o congestionamento da internet.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]