• Carregando...

No Ceará, onde foram registrados 495 mil inscritos, a organização espera uma abstenção de 10%. No Colégio Christus Benfica, em Fortaleza, ninguém foi barrado devido a atraso para o início das provas de hoje, mas pelo menos trinta candidatos chegaram em cima da hora.Muitos paravam para comprar "a água da sabedoria", como pregava um vendedor ambulante de água mineral. Uma garrafinha de meio litro era vendida a R$ 2,00. O ambulante vendeu, entre onze horas e meio-dia, cinquenta garrafinhas.

A aluna Camila Silva, de 16 anos, faz o Enem como treineira no Colégio Christus Benfica em Fortaleza. Ela chegou com uma hora e meia de antecedência, acompanhada da mãe, a costureira Maria Liduína. Camila quer cursar psicologia numa universidade federal. "Ela é muito estudiosa e estou torcendo por sua aprovação", disse sua mãe Liduína que aguarda pela filha no portão de entrada até o término da prova.

SudesteEm Campinas, São Paulo, o dia de provas também começou tranquilo. A expectativa dos candidatos era que neste ano a prova seja mais séria. "Mudou muito. Parece que será melhor elaborada, não podemos usar lápis, só caneta preta com tubo transparente, por exemplo", disse o estudante Lucas Faria, de 24 anos. Ele presta sua segunda prova - a primeira foi em 2007 - para fazer outra faculdade, dessa vez de oceanografia.

Já a estudante Leticia Porto, de 18 anos, presta seu 1º Enem. Ela disse estar tranquila e que espera não ter problemas com a execução da prova. "Estudei quatro hora por dia, além da escola. Me sinto preparada". Ela quer fazer faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Unicamp.

Os amigos Gustavo de Souza, 24 anos, e Jonny Robson, 21, farão a prova com uma ajuda extra: vestidos com a camisa e shorts do Palmeiras. E não é só pela sorte. Hoje o time joga às 16h20, contra o São Caetano, no estádio do Pacaembu, em São Paulo. "Esqueci que tinha Enem. Ia assistir no estádio. Depois da prova vou direto pra um bar ver o jogo", contou Robson.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]