• Carregando...
Ao todo, a correção das redações do Enem mobilizará um contingente de 5.683 corretores, 229 supervisores, 12 coordenadores e 462 auxiliares de supervisão | Marcelo Elias / Gazeta do Povo
Ao todo, a correção das redações do Enem mobilizará um contingente de 5.683 corretores, 229 supervisores, 12 coordenadores e 462 auxiliares de supervisão| Foto: Marcelo Elias / Gazeta do Povo

As redes sociais foram destaque no primeiro dia de provas do Enem deste ano. O Ministério da Educação (MEC) retirou da sala 37 estudantes que fotografaram provas e cartões de resposta e publicaram no Twitter ou no Instagram. Pelas normas do exame, é proibido utilizar quaisquer dispositivos eletrônicos, sob o risco de ser eliminado do concurso.

De manhã, boatos de que o Enem havia sido cancelado ganharam o Twitter. A hashtag #Enem2012Cancelado alcançou o 4.º lugar dos Trending Topics mundiais por volta de 11h. Segundo o MEC, o usuário Chora Minha Nega (@gui_pangua) foi o responsável por espalhar a informação falsa. O dono do perfil, que se identificou como Guilherme, disse ao Estadão.edu que "apenas foi na onda" e também postou hashtags sobre o cancelamento da prova que estavam sendo publicados desde a madrugada. "Não acho justo o MEC me responsabilizar." A Polícia Federal investiga o caso.

Além desses incidentes, o MEC não registrou ocorrências graves neste sábado. Houve queda de energia em alguns prédios do no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. A falha durou 20 minutos. O mesmo problema foi detectado em outros dois locais.

Neste domingo, segundo dia de provas, os estudantes deverão responder a questões sobre Linguagens e Códigos e de Matemática, cada uma com 45 questões, além de elaborar uma redação. Os candidatos farão o exame entre 13h e 18h30. Mais de 5,7 milhões de pessoas estão inscritas este ano.

Prova

No primeiro Enem após a aprovação da Lei de Cotas nas universidades federais, a prova de Ciências Humanas, com 45 questões de múltipla escolha, perguntou sobre Martin Luther King defensor dos direitos civis dos negros americanos, e sobre o legado dos povos africanos na cultura brasileira. Os estudantes também fizeram 45 testes de Ciências da Natureza neste sábado, entre 13h e 17h30, horário de Brasília.

A capacidade de interpretar textos foi bastante exigida dos candidatos na parte de Ciências Humanas. Algumas perguntas utilizaram trechos de obras dos filósofos Immanuel Kant, Charles de Montesquieu e Jürgen Habermas. Outras eram baseadas em fragmentos de reportagens jornalísticas.

Enquanto sobrou texto, faltaram gráficos. Só uma questão trazia um mapa, por exemplo. Outra tinha um quadrinho do Capitão América no qual ele batia em Adolf Hitler. A pergunta queria saber sobre qual fato histórico aquela cena se referia.

Na parte de Ciências da Natureza caíram perguntas sobre água, bem-estar da população, fotossíntese e geração de energia. Em uma das questões, a prova apresentava um terreno e perguntava qual tecnologia de geração de eletricidade seria ideal naquela área.

Um quadrinho do Garfield foi utilizado para perguntar sobre doenças. Outro destaque da prova foi a quantidade de questões de química orgânica e de cinemática.

Atrasados reclamam do transporte público.

Opinião: a prova do Enem é "chata e cansativa".

Boato no Twitter de cancelamento do Enem 2012 mobiliza PF.

Avaliação

Os primeiros estudantes que deixaram os locais de prova do Enem 2012, alguns até um pouco antes das 15 horas, apesar da recomendação do edital do concurso de que os alunos deveriam permanecer pelo menos duas horas nas salas de exame, afirmaram que as provas estavam fáceis. Alguns citaram algumas questões de Física como difíceis, mas, em geral, as provas de Humanas foram consideradas bastante acessíveis.

"Para quem estudou, foi bem tranquilo. Apenas dá um pouco de desgaste pelas questões extensas. Para mim, a pior parte foram algumas questões de Física", declarou Guilherme Fernando, 17 anos, que fez o exame pela primeira vez. Diogo de Rezende, de 25 anos, concordou com Guilherme. Segundo ele, havia uma questão divertida e fácil na prova de Química, sobre ácidos e básicos, que perguntava como eliminar o cheiro de peixe.

A opinião dos dois estudantes, no entanto, não é a de todos os candidatos. Para Jéssica Amanda Weber, de 18 anos, por exemplo, que está fazendo o exame pela segunda vez, a prova deste ano estava mais complicada que a de 2011. Segundo ela, as questões ligadas à Ciências Humanas, como História, Geografia, Filosofia e Sociologia, tinham temas bastante atuais, ligados ao dia a dia, como aquecimento global, uso do petróleo e até botulismo estavam entre os assuntos das perguntas.

Trânsito

O Inep, órgão responsável pelo Exame, ainda não divulgou a quantidade de alunos faltosos. No total, são 5.791.290 inscritos de todos os estados do país, dos quais 280.135 são do Paraná, número recorde de participantes.

O exame, nos dois dias, tem quatro provas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas tratam de quatro áreas de conhecimento do ensino médio. Neste sábado, os candidatos fizeram as provas de Ciências Humanas que incluem as provas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia, e Ciências da Natureza, Química, Física e Biologia.

Por causa do exame, o trânsito nas proximidades do campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) esteve complicado na hora do almoço e precisou do trabalho dos agentes da Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba(Setran) para evitar congestionamento.

Fernanda Trisotto / Gazeta do Povo

Trânsito complicado perto da PUCPR

Para fugir do trânsito, estudantes chegaram cedo ao local. Jaqueline Ceci de Paula, 19 anos, saiu às 10 horas. "Queria esperar aqui, com tranquilidade. Não tenho muitas expectativas em relação à prova", afirmou. É a segunda vez que ela faz Enem e tentará Farmácia e Bioquímica.

Fernanda Trisotto / Gazeta do Povo

Os irmãos Ísis e Eros Cordeiro Pereira, de 17 e 18 anos, com a mãe Edinete: saída cedo de casa para chegar com tranquilidade

Outros dois irmãos, Eros e Ísis Cordeiro Pereira, de 18 e 17 anos, também esperavam calmamente a abertura dos portões. "Pegamos um táxi às 10 horas", conta Ísis. Os dois estudaram juntos e vieram à PUCPR com a avó e a mãe, a decoradora Edinete Maria Borges, 40 anos. "Não fiz mandingas nem simpatias, só estou aqui para dar o meu apoio". Ao ouvir falar que fazer novenas era coisa de avó, a avó dos dois, que não quis se identificar disse, divertida: "não fiz novena, espero que a outra avó deles tenha feito".

Domingo

No domingo (4), serão as provas de Matemática, Redação e Linguagens, que incluem questões de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira (inglês ou espanhol). Nesse dia, os candidatos terão uma hora a mais para responder as questões, até as 18h30.

O Enem é usado para a admissão em 95 instituições no país, incluindo 38 institutos federais. No Paraná, ele é a única forma de ingresso em instituições como a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), ou para complementar a nota dos alunos, como acontece na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Cuidados

Para evitar fraude, o Inep fez cinco versões diferentes das provas, identificadas pelas cores azul, amarelo, branco, rosa e cinza. As perguntas são as mesmas, mas aparecem em uma ordem diferente. Ao receber a prova, o candidato necessita conferir os dados pessoais registrados no cartão de resposta, na folha de redação e em outros documentos do exame.

Os candidatos devem usar apenas caneta com tinta preta, com embalagem transparente. É obrigatório apresentar o cartão de confirmação do Exame e um documento de identificação original com foto. Quem não tiver o documento deverá apresentar Boletim de Ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]