• Carregando...

Mais de 90 mil estudantes permanecem isolados até as 19 horas, quando poderão começar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São os sabatistas, que guardam o sábado por convicção religiosa, o que significa que só trabalham ou estudam após o pôr do sol.

São sabatistas, por exemplo, os adventistas e os judeus. Eles chegaram aos locais de prova no mesmo horário dos demais estudantes, mas ficam em uma sala aguardando o horário em que podem começar a avaliação. No domingo, os sabatistas fazem a prova no horário normal.

Em Curitiba, o jovem Guilherme Grams, 17 anos, chegou ao meio dia no Colégio Estadual do Paraná, onde aguarda o início da prova após o pôr do sol. Ele é adventista e pretende tentar uma vaga em Medicina.

O estudante Pedro Felipe Ribeiro, morador do Distrito Federal, tem 17 anos, é adventista e está entre o grupo que vai fazer a prova do Enem em horário diferenciado. Ele conta que teve experiência semelhante quando fez a prova do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB), que é uma modalidade alternativa de acesso ao ensino superior e aproveitou a espera para descansar.

"Quando eu fiz o PAS ficamos em uma sala, deixaram eu levar travesseiro e podemos ficar deitados descansando a tarde. Creio que dessa vez será semelhante. No sábado, vamos esperar para fazer nossa prova e como a outra prova é no domingo, nós vamos fazer normalmente", disse.

O integrante da diretoria da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Distrito Federal, Manolo Damasio, explica que a guarda do sábado pelos adventistas ocorre em função da recomendação bíblica de que o sábado não deve ser usado em proveito próprio, com atividades como o trabalho, mas sim com a finalidade de ajudar o semelhante. "Muita gente acha que ficamos em inatividade no sábado, mas é apenas em inatividade relacionada ao proveito próprio. Usamos o sábado para atender ao semelhante", explica.

Manolo Damásio esclarece ainda que, biblicamente, o dia começa e termina com o pôr do sol, por isso, após o pôr do sol de sábado o dia acaba e os candidatos do Enem podem iniciar a prova.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]