• Carregando...

A Polícia Federal indiciou por estelionato um professor e um funcionário do Colégio Christus, no Ceará, pelo vazamento de 14 questões aplicadas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em 2011. Segundo a assessoria da PF, o inquérito foi concluído na sexta-feira (9) e encaminhado ao Ministério Público do Ceará.

A polícia não divulgou o nome dos indiciados. A assessoria informou que aplicação do pré-teste no colégio foi terceirizada pelo consórcio Cespe/Cesgranrio, e o funcionário que aplicou a prova não assinou o termo de confidencialidade como é de praxe.

Por meio de uma apostila distribuída pela escola, os alunos tiveram acesso antecipado às 14 questões que foram cobradas na prova de outubro. A PF também informou que, de acordo com as investigações, as questões copiadas foram provenientes de duas provas que seriam aplicadas a dois alunos que faltaram.

Em outubro do ano passado, alunos do colégio Christus confirmaram terem recebido um material em que continha questões idênticas ou parecidas com as que havia caído no Enem. Segundo a escola, as questões fariam parte de um banco de perguntas que o colégio recebe de professores, alunos e ex-alunos para promover simulados.

Acesso à prova

Um funcionário da escola foi contratado pela Cesgranrio para trabalhar na aplicação do pré-teste. Ele teve acesso aos cadernos de prova e teria sido o responsável por copiar as questões. A PF não divulgou se ele roubou o caderno ou apenas copiou parte do material. Já o professor foi o responsável por distribuir aos alunos a apostila que continha os itens aplicados no pré-teste.

O MEC constatou que a escola distribuiu os cadernos nas semanas anteriores ao exame, com questões iguais e uma similar às que caíram nas provas realizadas no Enem e cancelou as provas feitas pelos 639 alunos do colégio.

Pré-teste

A prova do Enem é composta por questões que integram um banco de itens do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Antes de entrar para esse banco, cada questão passa por um pré-teste, que avalia se o item é válido e qual é o grau de dificuldade. Os alunos que participam do pré-teste são escolhidos aleatoriamente e, após responder ao caderno de questões, devolvem o material a que deve ser incinerado.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), 91 alunos do Christus participaram do pré-teste em 2010 e as questões foram copiadas de dois dos 32 cadernos de prova aplicados na escola.

Mais de mil alunos do colégio e do cursinho pré-vestibular mantido pela instituição tiveram as catorze questões do Enem anuladas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]