• Carregando...

No Acre, estado com o maior número proporcional de inscritos no país – 58 mil estudantes – a chegada dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi tranquila. Os portões do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, local que costuma ter a maior movimentação da prova no Acre, foi aberto às dez horas, como previsto.

O estudante Alef Cristini Lopes, 18, chegou antes dos portões abrirem. Aguardava calmamente sentado em um banco da Praça da Revolução, centro da capital acriana. "É a primeira vez que faço o exame, mas estou, por enquanto, calmo", assegura. Aluno da escola estadual de Ensino Médio Glória Perez, Alef quer cursar medicina veterinária na Universidade Federal do Acre.Até o início desta tarde, nenhum incidente havia sido registrado. O trânsito, normalmente agitado aos sábados pela manhã, estava tranquilo no centro da cidade. Também não há previsão de chuva.

O dia também foi de tranquilidade em Porto Velho, Rondônia. Nos principais locais de provas, muitos candidatos já esperavam cerca duas horas antes da abertura dos portões. O estudante Roni Alan Souza, 18 anos, se programou com antecedência, pesquisando horários e local. "Com a chegada do horário de verão a gente tem que ficar atento para não perder a entrada" explicou. Prestando o Enem pela primeira vez ele se diz preparado para tirar uma boa nota e se classificar em uma faculdade. "Terminei o ensino médio ano passado, mas já estou fazendo cursinho pré-vestibular a seis meses, todo o meu tempo é dedicado aos estudos. Estou bastante confiante, acredito que vá conseguir pelo menos uns 650 pontos", disse.

Se conseguir classificação, ele ainda terá que escolher entre Engenharia Civil ou Turismo. Fiz testes vocacionais, pesquisei bastante e são as duas áreas que mais me interessam. Se conseguir alcançar uma boa nota, vou ter que decidir qual área seguir. Pretendo cursar aqui mesmo no estado e ficar perto da família", relatou Roni.

Congestionamentos Em Salvador, grandes congestionamentos foram registrados nas regiões onde estão localizadas as maiores instituições nas quais a prova está sendo realizada. O tráfego intenso de carros e ônibus, registrado na região central da cidade e em bairros como Canela, Brotas, Pituba, Costa Azul e Stiep, obrigou alguns candidatos a abandonar o carro e continuar o percurso a pé, sob sol forte.

"Cansa um pouco, mas chego mais cedo para começar a prova mais relaxado", explicou o estudante Luís Carlos Rosa, de 23 anos, que presta o exame pela segunda vez e tenta uma vaga em Direito. Uma hora antes do fechamento dos portões, na ladeira da Avenida Professor Manoel Ribeiro, trecho de cerca de 500 metros que leva a uma faculdade onde o exame é realizado, no Stiep, a demora para cumprir o trajeto chegava a 15 minutos.

As informações são da Agência Estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]