• Carregando...

O Exame de Suficiência, realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade no dia 27 de março, teve o seu resultado divulgado nesta quarta-feira (26/05), no Diário Oficial da União. Apenas 30,83% dos bacharéis em ciências contábeis e 24,93% dos técnicos em contabilidade foram aprovados.

Na avaliação da vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC e coordenadora da comissão estratégica para validação das provas, Maria Clara Bugarim, o resultado já era esperado. "O CFC lutou muito pela instituição legal do Exame de Suficiência porque tinha ciência do nível insatisfatório do ensino de grande número de faculdades de ciências contábeis brasileiras", afirmou Maria Clara.

Além da OAB, o Conselho Federal de Contabilidade é o único a exigir dos profissionais da categoria aprovação em exame específico para ingresso no mercado de trabalho. O Exame de Suficiência é realizado para comprovar conhecimentos médios dos candidatos a contabilistas e técnicos em contabilidade, tendo como referência os conteúdos programáticos desenvolvidos no curso de Bacharelado em Ciências Contábeis e no curso de Técnico em Contabilidade.

Para Maria Clara Bugarim, o baixo índice de aprovação deverá forçar as Instituições de Ensino Superior (IES) a melhorar seus cursos de graduação. Caso contrário, acredita ela, poderão ver seus alunos migrarem para faculdades que obtiveram melhore resultados no exame.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]