• Carregando...

Um erro de digitação causou confusão e correria entre os estudantes que fazem neste sábado a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2010, na Faculdade Facet, no centro de Curitiba. O documento enviado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) aos candidatos continha um erro de digitação: no endereço do local constava o número 70, enquanto o correto era 470.

Uma matéria publicada hoje na edição impressa da Gazeta do Povo já havia alertado sobre o problema, mas muitos estudantes não perceberam o equívoco e se dirigiram ao local errado. "Eu não sabia, pensei que era o número 70 mesmo", disse o estudante Rafael Ferreira da Luz, de 26 anos, que foi encontrado pela reportagem procurando o local correto.

Mesmo sabendo que o cartão continha erro, o Ministério da Educação não enviou nenhum fiscal ao local para orientar os estudantes que fossem chegando. "Avisamos que o cartão tinha esse problema no meio da semana. Hoje, recebemos apenas uma confirmação de que eles haviam realmente errado, mas nenhuma orientação sobre o que deveríamos fazer", disse um fiscal de prova que não quis se identificar.

Ele disse ainda que, mesmo sem orientações, a equipe de fiscais da Facet decidiu colocar cartazes espalhados entre o número 50 e a faculdade. No entanto, um fiscal só foi deslocado ao local "errado" às 12h45, dez minutos antes do horário oficial de fechamento dos portões.

Por conta das informações erradas no cartão de inscrição e da falta de orientação do Ministério da Educação, os coordenadores decidiram fechar os portões 15 minutos após o horário oficial, às 13h10. "Não tivemos nenhuma posição do pessoal do MEC, esta decisão foi tomada pela coordenação, comunicada e autorizada pela Cespe/Cesgranrio, que é responsável pela prova", informou outro fiscal que não quis ter sua identidade revelada, por medo de futuras retaliações. "A única orientação que tivemos foi a de que não estamos autorizados a falar com a imprensa", justificou.

A repórtagem entrou em contato com a assessoria de comunicação do Inep, que informou que até o momento nenhum informação sobre erros nos cartões de inscrição ou sobre problemas durante o primeiro dia de provas havia sido informada.

Você teve algum problema em encontrar seu local de provas? Comente abaixo!

Mais confusão

No câmpus da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR) no Prado Velho, o maior local de provas do Enem em Curitiba, com mais de 11 mil inscritos, houve mais confusão. Pouco antes do fechamento dos portões o trânsito na região estava intenso, mas sem problemas no acesso ao portão principal. Mesmo assim, a correria dentro do câmpus foi grande e muitos candidatos não conseguiram chegar a tempo nos blocos, que fecharam as portas às 12h55.

Para Mariana Meira, de 21 anos que vai tentar o vestibular para o curso de Letras, o maior problema foi a falta de informação dentro do câmpus. Segundo ela não havia nenhum mapa, placas ou instrutores que ajudassem na localização dos blocos. "Eu cheguei dentro da PUC 20 minutos antes e não conseguia encontra o meu bloco. Fiquei correndo de um bloco ao outro. Quando finalmente encontrei a porta já estava fechada", afirma.

Somente no bloco amarelo, pelo menos 15 pessoas ficaram para fora e as reclamações sobre a falta de informação continuaram. Liliane Jaime, de 25 anos, afirmou que os blocos fecharam em horários diferentes. "Me deram informações erradas e não conseguia encontrar o meu bloco. Mas outras pessoas ainda estavam entrando nos outros locais", conta a estudante que, junto com outros candidatos do mesmo bloco que ficaram pra fora, iria registrar a reclamação junto ao Inep.

Expectativas para a prova

Até as 17h30 os candidatos irão responder 90 questões de Ciências da Natureza e Ciências Humanas e a expectativa era de uma prova tranquila, mas cansativa. "Cada questão é quase um texto então você precisa de muita leitura e atenção. Estou confiante, acho que o principal para ir bem na prova é a interpretação", afirma Amanda Carvalho de Oliveira, de 19 anos que vai tentar uma vaga no curso de Engenharia Civil. Essa era a mesma ideia do seu colega John Miekley dos Santos de 17 anos vestibulando de Engenharia Mecânica. Para ele, o Enem avalia todo o conteúdo do ensino médio, não apenas o que sem aprende nos cursinhos. "Estou tranquilo porque tive uma boa base de estudos durante os outros anos. A prova também é mais simples se comparada aos outros vestibulares, mas é mais extensa e cansativa", conta.

Sobre a proibição do uso de relógio durante a prova, o estudante Joel Schuster, de 21 anos que tenta uma vaga em Medicina, acredita que não será um problema, pois o candidato pode solicitar o acompanhamento do horário aos fiscais de prova. "Uma coisa muito importante no Enem é saber administrar o tempo para conseguir resolver todas as questões. Com a ajuda dos fiscais que vão nos dizer o horário não vai ser um problema estar sem o relógio", afirma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]