• Carregando...
Geovan lutou e conseguiu a vaga em Engenharia Mecânica na Federal | Pedro Serápio/ Gazeta do Povo
Geovan lutou e conseguiu a vaga em Engenharia Mecânica na Federal| Foto: Pedro Serápio/ Gazeta do Povo

Força de vontade. Só assim é possível explicar a atitude de pessoas como Jeovan Cezare Correia, 18 anos, que luta para realizar um sonho. Seu objetivo sempre foi cursar Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e os obstáculos eram muitos. Entre eles estavam falta de dinheiro, a defasagem do ensino público e a distância de Curitiba – Jeovan nasceu e sempre morou em Ubiratã, no Oeste do Paraná, a 550 quilômetros da capital. Apesar das dificuldades ele conseguiu e é hoje mais um calouro da Federal.

Esse não foi, porém, o primeiro vestibular em que foi aprovado. Num primeiro momento ele achou que teria mais chances em Ciências Econômicas. "Achava quase impossível passar em Mecânica", conta ele que, apesar da aprovação, não ficou contente, já que seu sonho era a Engenharia.

Com apoio de uma professora, Lindaura Magalhães, e da família, decidiu tentar novamente. "No começo do ano decidi que precisava agir. Eu não tinha dinheiro, nunca havia trabalhado e só tinha força de vontade. Sabia que seria difícil". Sem condições de fazer um cursinho, emprestou alguns livros e comprou pela internet apostilas usadas de um curso preparatório de São Paulo. "Organizei meu local de estudo como se fosse realmente uma sala de aula. E usei o material que tinha. As apostilas vinham até com algumas questões já resolvidas, mas deu para usar". Após um ano de muita dedicação, ele foi aprovado.O desafio, no entanto, não acabou, apenas mudou de foco. A briga agora é para se manter no curso. Em Curitiba, mora com parentes e trabalha de repositor de mercadorias em um supermercado. Se tudo isso vale a pena? "Vale. Quando se conquista algo com seu esforço e seu suor, dá-se muito mais valor. E foi assim comigo."

Festa e mais festa

Na hora de comemorar a vaga na UFPR, muita festa, ovo, tinta e farinha. Confira as fotos enviadas pelos leitores ao caderno Vestibular da Gazeta do Povo:

Você tem uma história de superação ou conhece alguma? Escreva para o vestibular@gazetadopovo.com.br. Participe!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]